Seleção Brasileira viaja à Nova Zelândia em busca de vaga nos Jogos Paralímpicos

Em busca do sonho de disputar os Jogos Paralímpicos, a Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas viaja nesta segunda-feira (11) para Wellington, na Nova Zelândia, onde será realizado, entre os dias 20 e 24 de março, o Torneio Qualificatório valendo as três últimas vagas para Paris 2024.

O time brasileiro, que é comandado pelo técnico Benoit Labrecque, disputa o torneio com outras sete seleções, que na primeira fase estão divididas em dois grupos. No Grupo A estão Austrália, Colômbia, Alemanha e Suíça. Já o Grupo B conta com Brasil, Canadá, Holanda e Nova Zelândia. As partidas serão sediadas na New Zealand Campus of Innovation and Sport (NZCIS). Para se classificar à Paris, o Brasil precisa conquistar no mínimo a medalha de bronze.

“O Torneio Qualificatório não será um trabalho fácil. Temos que estar em nosso melhor contra a Nova Zelândia, que para nós é o time a ser batido em nosso grupo. E depois ainda temos um jogo contra a Holanda, em que precisamos estar atentos. Isso apenas para nos dar a oportunidade de participar no Top 4 e ainda ter a chance de nos qualificarmos para Paris. Depois disso, tudo é possível”, frisou Labrecque.

Na primeira fase as equipes se enfrentam dentro de cada grupo e os dois melhores da chave se classificam para as semifinais, em cruzamento olímpico. Os dois finalistas garantem vaga nos Jogos Paralímpicos, enquanto o medalhista de bronze também carimba o passaporte rumo à França. A Austrália, que ocupa a 2ª posição no Ranking Mundial, e Canadá, 5º colocado, são os favoritos da competição. E para conquistar uma das três vagas em jogo, o Brasil (11º no Ranking) terá de terminar à frente de equipes melhores ranqueadas, casos de Nova Zelândia (8º), Alemanha (9º) e Colômbia (10º).

Últimos ajustes e o fuso como adversário

Em fevereiro, entre os dias 17 e 25, a Seleção Brasileira esteve em São Paulo, reunida no CT Paraolímpico, para uma intensa sequência de treinos, a última antes da viagem à Nova Zelândia. O período serviu para o técnico Benoit Labrecque e sua Comissão Técnica realizarem os últimos ajustes na preparação.

“A equipe está em um processo de evolução muito bom e a última semana de treinamento foi mais uma oportunidade de desenvolver e ajustar nosso jogo. O trabalho que estamos fazendo, desde que o técnico Benoit chegou nos dá muita tranquilidade para disputar o qualificatório para Paris 2024”, avaliou Rafael Hoffmann, um dos atletas mais experientes do elenco brasileiro.

Além dos rivais em quadra, a seleção se prepara para encarar um outro adversário fora das quatro linhas: a diferença do fuso horário. A cidade de Wellington, que recebe as partidas, está 16 horas à frente do horário de Brasília. Para lidar com os efeitos dessa diferença e da longa viagem, o Brasil tem como referência a experiência adquirida na recente viagem para o Japan Para Championships, realizado no Japão (12h a frente), em que terminou com a medalha de prata.

“A viagem para Nova Zelândia será longa e a adaptação ao fuso um grande desafio para nós. Enfrentaremos equipes muito fortes, mas não desconhecidas, e estou confiante que faremos uma ótima competição. Nós estamos bem preparados em todas as esferas”, disse Hoffmann.

Para a torcida brasileira que queira acompanhar nossa Seleção em busca da sonhada vaga paralímpica, as partidas do Torneio Qualificatório contarão com transmissão ao vivo no Youtube da World Wheelchair Rugby (WWR), a Federação Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas.

Confira a Tabela de Jogos do Brasil no Torneio Qualificatório:

DATAHORÁRIO (Brasília)JOGO
20/032:00Canadá x Brasil
20/0320:30Brasil x Nova Zelândia
21/0320:30Brasil x Holanda
22/0323:30Semifinal – A1 x B2
23/0302:00Semifinal – B1 x A2
23/0321:30Disputa do Bronze
24/0302:30Final

O Rugby em Cadeira de Rodas é patrocinado pela Keeggo, Coloplast e Loterias Caixa