Instituição

Logo_ABRC

No Brasil, a modalidade é organizada pela sua representante máxima a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas – ABRC, fundada em 03 de março de 2008, e tem seu primeiro presidente o ex-atleta e ícone do paradesporto no Brasil, Luiz Claudio Pereira. Em seu primeiro ano de existência a ABRC, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, participou do Torneio Pré-Paralímpico Canadá Cup 2008 onde representou o Brasil na Assembléia Geral da IWRF, firmando a credibilidade do Brasil junto à entidade internacional.

Foi no Canadá que o Brasil foi convidado para participar do primeiro torneio nas Américas, o Torneio Maximu’s, na Colômbia, que foi realizado em novembro de 2008. Neste mesmo ano, a Associação realizou dois jogos no Rio de Janeiro, formou equipes em Santa Catarina, São Paulo e em Campinas. Também realizou uma clínica de classificação, que teve 25 participantes e uma clínica de arbitragem, que contou com 13 formandos.

Além de abrir as portas para a inclusão, a modalidade oferece aos amantes dos esportes de grande contato físico a oportunidade de mostrar não só sua força, mas também sua velocidade, inteligência e agilidade, já que essas são as principais características do rugby em cadeira de rodas.

Em 2009, já com treinamento regular e permanente, a Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas definiu suas estratégias em quadra e administrativas. No ano seguinte, em 2010, a ABRC criou uma Seleção Universitária e em 2011 o Brasil foi considerado o melhor da América Latina e o 3º das Américas.

Filiada ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a International Wheelchair Rugby Federation (IWRF) a ABRC investe forte na formação de novas equipes nos Estados e atletas no Brasil para cada vez mais fomentar a modalidade e novas oportunidades aos atletas.

Atualmente o foco é levar a modalidade no Norte e Nordeste do Brasil. A proposta é visitar instituições e clubes interessados em receber palestras e treinamentos. Caso tenha interesse em saber mais sobre a modalidade, se tornar um atleta ou formar uma equipe em sua cidade entre em contato pelo e-mail diretoria@rugbiabrc.com.br ou pelo telefone: (21) 2232-7341.

Campeões Brasileiros –  1ª Divisão
2008 – I Campeonato Brasileiro – Niterói/RJ – Equipe Campeã Rio Quad Rugby, do Rio de Janeiro/RJ
2009 – II Campeonato Brasileiro – Paulínia/SP – Equipe Campeã Adeacamp, de Campinas/SP
2010 – III Campeonato Brasileiro – Ceilândia/DF – Equipe Campeã Adeacamp, de Campinas/SP
2011 – IV Campeonato Brasileiro – Belo Horizonte/MG – Equipe Campeã Adeacamp, de Campinas/SP
2012 – V Campeonato Brasileiro – Matinhos/PR – Equipe Campeã Adeacamp, de Campinas/SP
2013 – VI Campeonato Brasileiro – Matinhos/PR – Equipe Campeã Gladiadores, de Curitiba/PR
2014 – VII Campeonato Brasileiro – Vitória/ES – Equipe Campeã Gigantes, de Campinas/SP
2015 – VIII Campeonato Brasileiro – Guaratuba/PR – Equipe Campeã Gigantes, de Campinas/SP
2016 – IX Campeonato Brasileiro – Guarapari/ES – Equipe Campeã Minas Quad, de Belo Horizonte/MG

Campeões Brasileiros –  2ª Divisão
2011 – I Campeonato Brasileiro – Niterói/RJ – Equipe Campeã Santer, do Rio de Janeiro/RJ
2012 – II Campeonato Brasileiro – Matinhos/PR – Equipe Campeã BSB, de Brasília/DF
2014 – III Campeonato Brasileiro – Vitória/ES – Equipe Campeã Gigantes, de Campinas/SP
2015 – IV Campeonato Brasileiro – Guaratuba/PR – Equipe Campeã Santer, do Rio de Janeiro/RJ
2016 – V Campeonato Brasileiro – Guarapari/ES – Equipe Campeã Irefes, de Vitória/ES