Modalidade

O Rugby em Cadeira de Rodas ou Quad Rugby surgiu no Canadá como opção esportiva para pessoas com tetraplegia na década de 1970, devido à dificuldade em obter o mesmo desempenho dos atletas que possuíam menor comprometimento para realizar prática no basquete em cadeira de rodas. É considerado atualmente uma das principais modalidades paralímpicas devido ao grande dinamismo do jogo e, segundo a Federação Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas – IWRF e a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas – ABRC, a modalidade vem crescendo de forma significativa seja em países filiados ou expectadores.

A elegibilidade da prática esportiva no Rugby em Cadeira de Rodas é para atletas com deficiência física, porém, com alto grau de comprometimento, sendo no mínimo três membros a nível neurológico ou amputação e deformidades nos quatro membros. No Brasil, atletas com tetraplegia correspondem a mais de 90% dos praticantes.

rugby_01

O Rugby em Cadeira de Rodas, assim como outras modalidades paralímpicas, apresentam um sistema de classificação funcional no qual, os atletas são divididos em sete classes funcionais: 0.5, 1.0, 1.5, 2.0, 2.5, 3.0 e 3.5, sendo que, quanto menor a classificação funcional, maior é o comprometimento motor. O jogo ocorre em quadras com dimensões do basquetebol convencional e é utilizada uma bola semelhante à do voleibol. A partida é disputada em quatro períodos de oito minutos, com quatro atletas por equipe, podendo ser de ambos os sexos, com no máximo 8 pontos (soma da classificação funcional) em quadra.

O objetivo do jogo consiste no atleta ultrapassar o gol adversário, localizado na linha de fundo ofensiva e dimensão de 8 metros, com domínio total da bola. A modalidade possui ações como bloqueios, passes, dribles e finitas, que são similares às modalidades coletivas convencionais do Rugby de campo, Basquetebol e Handebol e que são realizados de forma constante e intensa.

rugby_02

Fonte: Revista da Faculdade de Educação Física – No 04/2013 – Unicamp
Fotos: Joon Ho Kim


BRASILEIRO DE RUGBY EM CADEIRA DE RODAS

Se você deseja promover o Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas em sua cidade, neste arquivo você terá todas as informações pertinentes – Confira aqui

___________________________

____________________________________________________