Brasil encerra Torneio Qualificatório em quarto e vaga paralímpica fica para 2028


Na chegada de Benoit Labrecque à Seleção Brasileira no início de 2023, o técnico canadense, em conjunto com a ABRC, definiu como objetivo de longo prazo disputar os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. Mas a rápida evolução da equipe verde e amarela permitiu, mesmo em início de trabalho, sonhar com uma vaga já nos Jogos de Paris 2024.

Último confronto entre Brasil x Alemanha. Foto Cherie Harris

Austrália, 2ª colocada no ranking mundial, e Canadá, 5º colocado, já apontavam como francos favoritos, condição que confirmaram ao longo da competição alcançando a final e carimbando seus passaportes para os Paris 2024. A terceira e última vaga estava em jogo entre as demais seis seleções, todas em um nível bastante equilibrado.

Classificar, portanto, não seria uma missão fácil, mas era possível. O Brasil, então, foi fazendo a sua parte para se colocar em condições de disputar essa vaga. Na primeira fase, foi superado na estreia pelo Canadá, mas na sequência venceu os donos da casa, a Nova Zelândia, e a Holanda para assegurar o segundo lugar no grupo e avançar ao mata-mata (confira todos os resultados abaixo). Na semifinal, a forte seleção da Austrália confirmou sua condição de favorita, deixando o Brasil para disputar a medalha de bronze, contra a Alemanha.

Disputado no New Zealand Campus of Innovation and Sport (NZCIS), na noite deste sábado (23) – tarde de domingo na Nova Zelândia – o confronto pelo terceiro lugar valia, também, o sonho de ir aos Jogos Paralímpicos. Mas a desejada vaga escapou das mãos do time brasileiro, que começou bem e terminou o primeiro quarto à frente, mas sofreu a virada nos períodos seguintes e acabou superado por 62 a 50.

“Nós fizemos o nosso melhor. Estou muito orgulhoso de todos aqui, os atletas, comissão técnica, o staff. Temos que parabenizar a Alemanha que fez não só um bom jogo hoje, mas fez um grande torneio. Nosso time tem bastante espaço para melhorar, temos alguns jogadores novos e precisamos continuar trabalhando. Quem sabe na próxima será a nossa vez”, disse Alexandre Taniguchi, um dos atletas mais experientes do grupo comandado por Benoit Labrecque e que representou o Brasil nos Jogos Rio 2016.

O sonho acabou adiado, mas o Brasil mostrou que está no caminho certo para cumprir o objetivo inicial. Serão mais quatro anos de muito trabalho duro para realizar a missão de estar presente nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.

“Infelizmente a vaga não veio hoje, mas nossa campanha aqui na Nova Zelândia mostrou que temos um time competitivo, fizemos jogos acirrados e vencemos algumas das principais seleções do mundo. Isso evidencia que estamos no caminho certo na formação de uma seleção de alto nível. Nosso trabalho continua e nos mantemos firmes com o planejamento de colocar o Brasil em Los Angeles 2028”, declarou José Higino, presidente da ABRC e chefe de missão da equipe em solo neozelandês.

Confira os resultados do Torneio Qualificatório:

Jogo 1 Alemanha 58 x 51 Colômbia

Jogo 2 Austrália 60 x 40 Suíça

Jogo 3 Nova Zelandia 36 x 44 Holanda

Jogo 4 Canadá 57 x 39 BRASIL

Jogo 5 Suíça 50 x 57 Alemanha

Jogo 6 BRASIL 53 x 46 Nova Zelândia

Jogo 7 Colômbia 45 x 55 Austrália

Jogo 8 Holanda 35 x 55 Canadá

Jogo 9 Colômbia 52 x 48 Suíça

Jogo 10 BRASIL 54 x 51 Holanda

Jogo 11 Nova Zelândia 39 x 54 Canadá

Jogo 12 Austrália 60 x 43 Alemanha

Jogo 13 Colômbia 42 x 49 Nova Zelândia

Jogo 14 Holanda 49 X 36 Suíça

Jogo 15 Austrália 62 x 37 BRASIL

Jogo 16 Canadá 58 x 41 Alemanha

Jogo 17  Colômbia 57 x 45 Suíça (7/8)

Jogo 18  BRASIL 50 x 62 Alemanha (Bronze)

Jogo 19 Australia 49 x 48 Canadá (ouro/prata)

O Rugby em Cadeira de Rodas é patrocinado pela Keeggo, Coloplast e Loterias Caixa