RENOVA celebra dois anos de gestão da ABRC com avanços e conquistas históricas para o Rugby

No dia 3 de março de 2024 a diretoria RENOVA, composta pelo presidente José Higino e pelos vice-presidentes administrativo e financeiro Mateus Campana e Vicente Alves, celebrou dois anos de gestão à frente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC). E foram dois anos de muitos avanços e conquistas históricas para o rugby brasileiro.

Neste período a Seleção Brasileira subiu ao pódio no Torneio das Américas de 2022, conquistando o terceiro lugar que rendeu a inédita classificação ao Campeonato Mundial, que foi disputado no mesmo ano, na Dinamarca. Também em 2023, o Brasil sediou e venceu a primeira edição do Campeonato Sul-Americano e faturou pela primeira vez uma medalha nos Jogos Parapan-Americanos, com o bronze conquistado em Santiago, no Chile.

“Um dos objetivos da nossa gestão é de dar visibilidade ao Rugby em Cadeira de Rodas Brasileiro no cenário internacional. Estreamos no Mundial da modalidade e sediamos o primeiro Campeonato Sul-Americano de RCR com a participação de 7 seleções. Além disso, com o bronze em Santiago, conquistamos a classificação para disputar uma vaga para os Jogos Paralímpicos Paris2024”, avalia José Higino sobre a marcas internacionais alcançadas nos últimos dois anos.

Eleita em 2022, a RENOVA também enfrentou muitos desafios à frente da ABRC em busca de modernizar a administração e de fomentar a modalidade para novas regiões do país. Para isso, o organograma da ABRC foi reestruturado com a criação das Coordenações de Fomento, Alto Rendimento, Comunicação e Departamento Científico. Foram, também, implementados e consolidados os Campeonatos Regionais e a Copa dos Campeões, com o objetivo de ampliar o calendário nacional de clubes.

“Assumimos a gestão com o compromisso de implementarmos mudanças na forma como a interação entre a diretoria e as filiadas ocorria. Trouxemos para mais perto da diretoria as entidades filiadas, fazendo com que elas se tornassem mais ativas e presentes nas decisões. Além disso, tínhamos o compromisso de expandir e consolidar a modalidade em outras regiões do país”, explicou Mateus Campana, vice-presidente administrativo da ABRC.

O Rugby em Cadeira de Rodas chegou pela primeira vez ao Nordeste, com o Polo de Desenvolvimento em Recife (PE), com o Lampiões Quad Rugby, e com a filiação da primeira equipe nordestina à ABRC, o Arretados, de João Pessoa (PB). Com a adesão dos paraibanos e de uma nova equipe em São Paulo (SP), o Drakkar Quad Rugby, a ABRC chega, em 2024,  ao número recorde de 13 entidades em seu quadro de filiados.

Também houve, de forma inédita, uma equipe formada exclusivamente por mulheres na disputa do Campeonato Brasileiro. O CETEFE Lobos Feminino, time da capital federal Brasília (DF), participou da 2ª Divisão do nacional, realizada em agosto de 2023.

Atenta ao desenvolvimento a longo prazo do Rugby em Cadeira de Rodas, a ABRC implementou, nos últimos anos, Escolinhas de Rugby em João Pessoa (PB), Brasília (DF) e São Paulo (SP). Em abril, estão previstas duas novas localidades: Ribeirão Preto (SP) e São Luís (MA).

Ainda para fomentar a modalidade pelo Brasil, a ABRC adquiriu 80 bolas oficiais, 10 placares de 40 segundos, 30 cadeiras de jogo e abriu processo licitatório para aquisição de outras 40 unidades. Também houve incremento na quantidade de Clínicas e Cursos de Formação de Árbitros e Mesários, além de formação de Classificadores Funcionais, profissionais fundamentais para o desenvolvimento do esporte.

E em busca do objetivo de colocar a Seleção Brasileira no Top 8 mundial, foi estabelecido o Programa Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas, que entre outras medidas seleciona anualmente 24 atletas por meio de seletivas (Try Outs) para compor o elenco durante as semanas de treinamento espalhadas ao longo da temporada. E destes atletas saem os selecionados para representar o Brasil em competições internacionais.

“Creio que estamos indo muito bem rumo aos objetivos traçados no início da nossa gestão. Estamos alcançando a meta de fomentar o Rugby em CR em todas as regiões brasileiras através do Polo de Desenvolvimento, das Escolinhas juntos aos Centro de Referência Paralímpica, Semanas de treinamento e Campeonatos Regionais. Além disso, estamos conseguindo manter uma grande e próxima parceria com as equipes filiadas, com a Comissão dos Atletas e Conselho Fiscal”, destacou Higino.

O Rugby em Cadeira de Rodas é patrocinado pela Keeggo e Loterias Caixa.