Arretados (PB) e Drakkar (SP) são as novas equipes filiadas à ABRC

A Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) recebeu, para 2024, dois novos filiados. Tratam-se das equipes Arretados, de João Pessoa (PB), e Drakkar Quad Rugby, de São Paulo (SP), que a partir deste ano passam a integrar as competições oficiais organizadas pela entidade máxima da modalidade no país.

Com os dois novos membros aceitos, a ABRC chega a 12 equipes filiadas, maior número já registrado em sua história.

“A ABRC tem como missão desenvolver o rugby em cadeira de rodas e ter um número cada vez maior de equipes e atletas praticando a modalidade. Então recebemos com muita satisfação nossos dois novos filiados, que certamente terão um papel fundamental para o crescimento do rugby em suas regiões”, disse Mateus Campana, vice-presidente administrativo da ABRC.

A equipe Arretados está sediada na capital da Paraíba e é a primeira equipe do Nordeste a compor o quadro de filiados da ABRC. O time, fundado em 2023, é ligado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiência (LEPAFA). Além da modalidade Quad Rugby, conta também com uma equipe de Rugby 5, variação que permite atletas com paraplegia e é jogada com cinco atletas em quadra.

No último ano o clube paraibano fez parte do Polo de Desenvolvimento de Rugby em CR, que é parte Programa Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas da ABRC, iniciativa que visa, entre outros objetivos, fomentar a modalidade em todas as regiões brasileiras. Além disso, o time disputou o I Torneio Regional Nordeste nas duas modalidades.

“No fim de 2022 tivemos uma clínica de Rugby em Cadeira de Rodas aqui em João Pessoa. O Presidente (José) Higino e o Antonio Manoel (coordenador de fomento) deram a ideia de criarmos uma associação. Em maio completamos um ano de fundação e está sendo um período muito importante pra todos nós. É um sonho realizado”, celebrou Alexsandro Araújo, que é Presidente e também atleta do Arretados.

Já o time Drakkar Quad Rugby nasceu no fim de 2023 na capital paulista e é ligado ao Instituto Entre Rodas. Tem entre seus atletas ex-integrantes da equipe Ronins. O nome escolhido para batizar a equipe faz referência a um tipo de embarcação característica do povo viking.

“É muito importante estarmos filiados à ABRC, que faz um grande trabalho com o rugby no Brasil. Estamos começando a treinar juntos agora e a expectativa é colocar todo mundo em um alto nível para competir. Temos um cronograma de trabalho para participar do máximo de competições que pudermos”, comentou o atleta Bruno Landgraf, um dos idealizadores do projeto.

As duas novas agremiações filiadas à ABRC farão parte do XVI Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas, previsto para ser realizado em setembro, em São Paulo. Os novatos integrarão a disputa da 2ª Divisão, onde poderão lutar pelo acesso à elite em 2025. Também farão parte dos respectivos Torneios Regionais (Nordeste e Sudeste).

O Rugby em Cadeira de Rodas é patrocinado pela Loterias Caixa.