Lampiões (PE) e Arretados (PB) celebram sucesso do I Torneio Regional Nordeste de Rugby em Cadeira de Rodas

Encerrado na última sexta-feira (29/09), o I Torneio Regional Nordeste de Rugby em Cadeira de Rodas marcou um importante passo rumo ao objetivo de fomentar o esporte por todo o Brasil. A competição, realizada em João Pessoa (PB), marcou o primeiro torneio na região Nordeste e contou com a participação das equipes Lampiões (PE) e Arretados (PB) em disputas na modalidade Paralímpica Rugby Quad e também de Rugby 5.

O time Lampiões, com suas medalhas douradas, segurando a bandeira de Pernambuco. Foto: Williane Barbosa

Sediado no Instituto dos Cegos da Paraíba, na capital paraibana, o I Torneio Regional Nordeste colocou frente a frente as duas equipes que fazem parte do Polo de Desenvolvimento de Rugby em CR, que é parte do Programa Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).

Na modalidade Rugby Quad, em que os times disputam com quatro atletas em quadra, a equipe Lampiões (PE) enfrentou o Arretados (PB) e levou a melhor nos três confrontos realizados. Com isso, o time de Recife se sagrou o primeiro campeão nordestino da modalidade.

Já no Rugby 5, variação em que as equipes contam com cinco atletas em quadra, o Arretados (PB) foi representado por suas equipes A e B, que duelaram por três vezes em busca do título. E com vitórias nos três confrontos, a Equipe A levou a melhor. (Confira todos os resultados abaixo).

O time, paraibano, campeão do RUGBY 5: Arretados A. Foto: Williane Barbosa

Após o término das disputas, os participantes puderam desfrutar de um momento de confraternização durante a cerimônia de encerramento do torneio, que contou com a presença de André Barbosa da Silva, representando o Instituto dos Cegos da Paraíba, e de Valeria Mayaly Alves de Oliveira, representando a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva da UFPB. Parceiras da ABRC na realização da competição, as três entidades, ao lado da Secretaria de Saúde de João Pessoa, desempenharam papel fundamental para o sucesso do evento.

O envolvimento dos alunos de educação física do Laboratório de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiência (LEPAFA) e dos de fisioterapia da Liga Acadêmica foi fundamental para o bom rendimento dos atletas.

Fomento ao Rugby pelo Brasil

Esta foi a segunda competição oficial organizada pela ABRC na região Nordeste. Antes, em março, João Pessoa também foi palco do Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas. A continuidade e frequência de competições em território nordestino fazem parte da estratégia da ABRC para disseminar e aumentar o número de equipes e praticantes em todo o país.

Luana, a Maria Bonita do time Lampiões durante a partida contra o Arretados

“Em novembro eu conheci o Rugby e gostei bastante. Em março participei do Aberto, em João Pessoa. Foi um pouco difícil, por ser o primeiro campeonato, eu não tinha noção do jogo. Mas aprendi muito de lá pra cá para corrigir os erros. Hoje estou aqui pela segunda vez em um torneio e meu desempenho melhorou bastante”, relatou Luana Karolayne, atleta do Lampiões (PE).

O apoio ao Rugby 5 é outra iniciativa que também faz parte do Programa Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas da ABRC.

“Passada a pandemia nós começamos a montar uma equipe aqui em João Pessoa. E o Instituto dos Cegos cedeu esse espaço para a gente treinar. Graças a Deus hoje temos a equipe de Rugby Quad e dois times do Rugby 5.” contou Josenildo Alves, atleta de Rugby 5 do Arretados. “Esta é a minha segunda participação em torneios, estive também no Aberto, em maio”, relatou.

“Passada a pandemia nós começamos a montar uma equipe aqui em João Pessoa. E o Instituto dos Cegos cedeu esse espaço para a gente treinar. Graças a Deus hoje temos a equipe de Rugby Quad e dois times do Rugby 5.” contou Josenildo Alves, atleta de Rugby 5 do Arretados. “Esta é a minha segunda participação em torneios, estive também no Aberto, em maio”, relatou.

Outro ponto importante para o desenvolvimento do Rugby no Nordeste e que conta com o apoio da ABRC é a formação de árbitros e mesários locais, atividade sob os cuidados do Coordenador Nacional de Arbitragem, Luiz Claudio dos Santos.

Todos os oito mesários que trabalharam no I Torneio Regional fizeram a Clínica de Capacitação realizada durante o Aberto de João Pessoa, em maio. Desses, dois profissionais estão fazendo a transição para arbitragem em quadra: Natália Carolina da Silva, que esteve no XV Campeonato Brasileiro, em agosto, e Márcio do Nascimento Silva, que também atua como árbitro de Futebol de Cegos.

“Nós seguimos no fomento da arbitragem para termos, também, árbitros aqui no Nordeste. Estou avaliando esses dois e seu desenvolvimento em quadra para que tenhamos árbitros aqui, além de mesários”, disse Luiz Cláudio.

A banca de classificação também trabalhou com a prata da casa. Além do Coordenador Nacional, Henrique Seren, participaram 4 integrantes, que também seguem no processo de capacitação em classificação funcional no Rugby em Cadeira de Rodas.

Todos os jogos estão disponíveis em nosso canal YOUTUBE/ABRCRugby

Confira os resultados e vencedores das premiações do I Torneio Regional Nordeste:

Premiação individual – Atleta destaque

RUGBY em CR – Antony Thiago da Silva (Lampiões)

RUGBY 5 – Daniel Lucas (Arretados A)

Premiação por equipe

-RUGBY Quad

Campeão: Lampiões (PE)

Vice-Campeão: Arretados (PB)

-RUGBY 5

Campeão: Arretados A

Vice-campeão: Arretados B

Resultados:

Rugby 5

.Jogo 1 – Arretados A 19 x 9 Arretados B

.Jogo 2 – Arretados A 17 x 6 Arretados B

.Jogo 3 – Arretados A 15 x 10 Arretados B

Rugby Quad

.Jogo 1 – Arretados 18 x 31 Lampiões

.Jogo 2 – Arretados 24 x 41 Lampiões

.Jogo 3 – Arretados 13 x 15 Lampiões

O Rugby em Cadeira de Rodas é uma modalidade patrocinada pela Loterias Caixa e Keeggo