João Pessoa (PB) recebe o I Torneio Regional Nordeste de Rugby em Cadeira de Rodas

Em busca constante pelo fomento do esporte por todo o Brasil, a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABCR) dará mais um importante passo em sua história.  Entre os dias 27 e 29 de setembro será realizado o I Torneio Regional Nordeste da modalidade, sediado em João Pessoa (PB), com entrada gratuita.

A competição, que terá como palco o Ginásio Paradesportivo José Belarmino de Souza, localizado no Instituto dos Cegos da Paraíba, será a primeira do tipo a ser realizada no Nordeste e o segundo evento organizado pela ABRC na capital paraibana, que em maio recebeu com grande sucesso o Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas.

O I Torneio Regional Nordeste, organizado em parceria com o Laboratório de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiência da Universidade Federal da Paraíba (LEPAFA – UFPB), conta com a participação das equipes Lampiões, do Recife (PE), e Arretados, de João Pessoa (PB). Além do Rugby Quad, modalidade que integra o programa dos Jogos Paralímpicos, onde as equipes disputam com quatro atletas cada, o torneio terá partidas também na variedade Rugby 5, que é jogada com cinco atletas em quadra por equipe.

“Uma das nossas principais missões na ABRC é o fomento do Rugby por todo Brasil. Para isso buscamos expandir as ações e competições para todas as regiões. Iniciamos no Nordeste com nosso Polo de Desenvolvimento e agora, pela primeira vez, faremos um torneio regional. Esperamos que seja apenas o início de uma longa história da modalidade na região e que seja inspiração para que outras equipes também sejam formadas na região”, disse Antônio Manoel, Coordenador de Fomento da ABRC.

Time Misto e Arretados durante o 1º Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas de João Pessoa, disputado em maio deste ano

Lampiões (PE) e Arretados (PE) fazem parte do Polo de Desenvolvimento de Rugby em CR, que é parte do Programa Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas da ABRC. Essa iniciativa visa, entre outros objetivos, fomentar a modalidade em todas as regiões brasileiras.

A continuidade e constância da participação de equipes nordestinas em competições é um dos pontos que a ABRC foca em seu programa e espera que, com isso, as equipes e os praticantes evoluam a cada evento.

“A gente continua na mesma pegada. Temos alguns atletas novos chegando desde a realização do Aberto, em maio. E nesse período tivemos a oportunidade de acompanhar outros campeonatos regionais, o Campeonato Brasileiro, e outros jogos internacionais também. Então, temos a expectativa de chegarmos melhores e mais preparados neste torneio”, disse Saulo Oliveira, coordenador da equipe Lampiões (PE).

“O Arretados está mais unido. Ter este segundo evento aqui, também com o Rugby 5, tem motivado o pessoal a estar presente nos treinos. Começamos com a musculação, e tanto a equipe Quad como a equipe de Rugby 5 estão marcando presença para se prepararem para o Regional”, explicou Elaine Cappellazzo , professora do LEPAFA – UFPB e uma das responsáveis pela equipe Arretados.

Estímulo ao Rugby 5

Atletas de RUGBY 5 durante o 1º Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas de João Pessoa.

Além da modalidade paralímpica do Rugby em Cadeira Rodas, o I Torneio Regional Nordeste contará também com disputas na modalidade Rugby 5. Na modalidade paralímpica, também conhecida como “Quad”, participam atletas com tetraplegia ou tetraequivalência, jogando 4 contra 4, em quatro tempos de 8 minutos. A soma da pontuação dos atletas em quadra, de acordo com a classificação funcional, pode ser de até 8 pontos. Já no Rugby 5 participam atletas com paraplegia, jogando 5 contra 5, em dois tempos de 12 minutos. E a soma dos cinco atletas pode chegar a até 10 pontos.

A partida de Rugby 5 é mais rápida comparada ao Quad. Além do tempo menor de duração (dois tempos de 12 minutos contra quatro períodos de 8 minutos), na modalidade com cinco atletas o cronômetro só para nas saídas de bola nos dois minutos finais de cada tempo. E as substituições podem ser realizadas a qualquer momento, mesmo após a realização de um try.

No Regional Nordeste os jogos de Rugby 5 serão realizados entre duas equipes formadas por atletas do Arretados (equipe A e equipe B), marcando o início do que promete ser uma grande trajetória de desenvolvimento da modalidade na região.

“Eu espero que as outras entidades formem também equipes do Rugby 5. Assim poderemos ter mais campeonatos entre nós e, num futuro próximo, desenvolver a Seleção Brasileira desta modalidade”, declarou Daniel Lucas de Oliveira, atleta do Arretados.

Os jogos serão transmitidos no Canal do Youtube da ABRC.

Confira a programação do I Torneio Regional Nordeste:

27/09 (Quarta-feira)

Chegada das equipes

28/09 (Quinta-feira)

Rugby 5

Jogo 1 – 15h00 – Arretados A x Arretados B

Rugby em CR

Jogo 1 – 16:30 – Arretados x Lampiões

29/09 (Sexta-Feira)

Rugby 5

Jogo 2 – 9h00 – Arretados A x Arretados B

Jogo 3 – 15h00 – Arretados A x Arretados B

Rugby em CR

Jogo 2 – 10h30 – Arretados x Lampiões

Jogo 3 – 16h30 – Arretados x Lampiões

18h30 – Cerimônia de Encerramento

O Rugby em Cadeira de Rodas é uma modalidade patrocinada pela Loterias Caixa e Keeggo