De olho no Parapan, Seleção Brasileira disputa torneio preparatório na Alemanha

A Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas embarca neste domingo (24), rumo à Alemanha, onde disputa a German Nations Cup 2023, entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro, na cidade de Breitscheid. O torneio será uma oportunidade para o técnico Benoit Labrecque testar sua equipe em uma competição de alto nível de olho na disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, em novembro, e na disputa por uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Seleção Brasilera de Rugby em Cadeira de Rodas, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Foto Willian Prado

Além da seleção alemã, dona da casa, e do Brasil, também disputam a competição a Holanda e a Seleção de Desenvolvimento da Grã-Bretanha (GB Talent), equipe formada por jovens talentos britânicos.

“Acredito muito que o time está pronto para competir. Este torneio será muito bom para nós avaliarmos e vermos o que precisamos consertar na última semana de treinamento, em outubro, para estarmos prontos para jogar no Parapan” disse Labreque.

A Seleção Brasileira recebeu o convite para participar da German Nations Cup 2023 por meio do técnico da seleção alemã, Christoph Werner. A proposta atraiu a atenção da comissão técnica de Benoit Labrecque e da coordenação de alto rendimento da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), liderada pelo diretor Ricardo Tanhoffer.

Além dos três dias de competição na Europa, estão previstos outros três dias de atividades conjuntas de treinamento com as seleções presentes, em uma grande oportunidade de troca e aprendizado entre as equipes convidadas.

“Todas as competições fora do Brasil são muito importantes para o nível que precisamos alcançar e para mostrar aos outros países que estamos no bom caminho para isso. Mostrando que temos um time competitivo, temos mais chances de sermos convidados para semanas de treinamento com as melhores equipes do mundo”, complementa Labrecque, que fechou a lista de 12 atletas convocados após a realização daIV Semana de Treinamento, entre 10 e 16 de setembro, em São Paulo. (Lista completa de convocados abaixo)

De olho no Parapan e disputa por Paris 2024

A German Nations Cup 2023 é a última competição do Brasil antes do seu principal compromisso no ano: os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, que serão realizados entre os dias 17 e 26 de novembro.

“A competição alvo de 2023 da Seleção Brasileira são os Jogos Parapan-Americanos. Como parte da preparação, além das semanas de treinamento, o time brasileiro necessita da participação em torneios internacionais para colocar em prática o que vem treinando desde o início do ano”, explicou Ricardo Tanhoffer, Cordenador de Alto de Rendimento da ABRC.

O país campeão dos Jogos Parapan-Americanos garante vaga direta para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Já segundo e terceiro colocados se classificam para um torneio qualificatório pré-olímpico onde mais vagas estarão em disputa.

“O Brasil está em busca de conquistar uma vaga para Paris e, ao longo desse ano, estamos desenhando esse caminho. Uma meta audaciosa é a vaga direta, para isso temos que ganhar Parapan. Se o Brasil conquistar a segunda ou terceira colocação, estará classificado para o ‘qualifier’, podendo novamente brigar por uma vaga nos Jogos Paralímpicos. Essas são as metas do Brasil para não depender do ranking mundial”, esclareceu José Higino, Presidente da ABRC.

Confira a lista de convocados para a German Nations Cup:

Nome (Classificação Funcional) – Equipe

Gabriel de Souza Simplício (0.5) – AECS/GIGANTES

Gilson Dias Wirzma Junior (0.5) –  ASAC/SANTER

Lucas França Couto Junqueira (0.5) – RONINS

Davidson Daniel Oliveira Alves (1.5) – BSB QUAD

Rafael Hoffmann (2.0) – AECS/GIGANTES

Alexandre Keiji Taniguchi (2.5) – RONINS

Daniel da Silva Gonçalves (2.5) – ASAC/SANTER

 Bruno Damaceno Ferreira (2.5) – ADEACAMP

Alexandre Vitor Giuriato (3.0) – AECS/GIGANTES

Julio Cezar Braz da Rocha (3.5) – ASAC/SANTER

Gabriel Feitosa de Lima (3.5) – ASAC/SANTER

Thalys Jucá Silva (3.5) – AECS/GIGANTES

O Rugby em Cadeira de Rodas é patrocinado pela Loteria Caixa e Keeggo