Equipe 100% feminina participa pela primeira vez na história do Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas

Formada somente por mulheres, CETEFE Lobos Feminino (DF) entra na disputa da 2ª Divisão da competição mais importante da modalidade no país

As atletas Maria Conceição e Márcia Moreira junto com o time durante o Regional Centro-Oeste

A edição 2023 do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas promete ser uma edição inesquecível! Além de celebrar os 15 anos da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), a competição tem, pela primeira vez na história, uma equipe 100% feminina inscrita para a disputa: o CETEFE Lobos Feminino, do Distrito Federal.

O elenco é formado por sete mulheres que, sob o comando da treinadora Beatriz Lucena Ramos, estão na disputa da 2ª Divisão e buscam inspirar outras mulheres com deficiência a iniciarem a prática do esporte.

“Participar de um campeonato de Rugby em Cadeira de Rodas pela primeira vez com um time totalmente feminino é uma experiência emocionante e desafiadora. Nossa equipe está quebrando barreiras e esta é uma oportunidade de inspirar outras mulheres a entrar no mundo esportivo e quebrar estereótipos. Estamos animadas para mostrar do que somos capazes e deixar nossa marca neste campeonato e nosso amor pelo esporte”, declarou Beatriz.

Para a maioria das integrantes da equipe esta será a primeira vez em um torneio de porte nacional. Até então a equipe realizava seus treinamentos na estrutura do CETEFE e disputava somente competições locais no Distrito Federal.

“Vai ser uma experiência nova para as meninas, já que para a maioria será a primeira competição grande. A gente sabe que estamos começando, mas temos que enfrentar os desafios”, disse Valéria Schmidt, umas das mais experientes do grupo e que já participou de edições anteriores do Brasileiro, porém em equipe mista.

Para Valéria, o Rugby, embora permita mulheres em equipes mistas, ainda é visto como um esporte masculino, imagem que elas querem ajudar a transformar mostrando que a modalidade é para todos.

“Indo para o Brasileiro vamos ter mais visibilidade e oportunidade para chamarmos mais mulheres para participar. Tem muitas mulheres que gostariam de praticar Rugby, mas que acabam se afastando quando veem que ainda é um jogo majoritariamente masculino”, comentou Valéria.

A equipe CETEFE Lobos Feminino está no Grupo A da 2ª Divisão, ao lado de BSB Quad Rugby (DF) e MSB Quad Rugby (SP). A estreia delas será no dia 21, às 08h30, contra o BSB Quad Rugby.

Mulheres nas regras do Rugby

O Rugby em Cadeira de Rodas é uma modalidade que permite equipes mistas, formadas por homens e mulheres, e outras equipes contam com integrantes femininas em seus elencos.

Antes do início de cada competição, todos os atletas passam por uma etapa de Classificação Funcional, onde recebem uma pontuação entre 0.5 e 3.5 de acordo com o grau de comprometimento motor de sua deficiência, sendo 0.5 para os de maior grau de comprometimento, e 3.5 para aqueles de menor grau.

A soma da pontuação dos quatro integrantes do time que estão em quadra não pode exceder 8.0 pontos. Para cada mulher em quadra, porém, o time pode somar 0.5 ponto a mais além do limite de 8.0 pontos. No caso de uma equipe 100% feminina, como a CETEFE Lobos Feminino, o limite sobe para 10.0 pontos, sendo os 8.0 regulamentares e mais 2.0 extras pelas quatro mulheres em quadra (0.5 para cada uma).

Fórmula de Disputa

Cada divisão conta com seis equipes na disputa, sendo divididas em dois grupos (A e B), com três integrantes cada. As equipes jogam entre si dentro de cada chave na primeira fase. O primeiro colocado de cada grupo avança direto para a semifinal, enquanto o 2º colocado do Grupo A enfrenta o  3º colocado do Grupo B e o 2º do Grupo B enfrenta o 3º do Grupo A, para definir os outros dois classificados para as semifinais.

Os três primeiros colocados da 1ª Divisão e o campeão da 2ª Divisão garantem vaga para a disputa da Copa dos Campeões, que será disputada no final do ano em Brasília (DF).

Todos os jogos terão transmissão do Canal da ABRC no Youtube e a grande final da 1ª Divisão, disputada no dia 23, às 17h, terá transmissão exclusiva no SporTV 3. A entrada é gratuita e o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo (SP).

1ª DIVISÃO

Grupo A

Minas Quad Rugby (MG)
Brasília Quad Rugby (DF)
ADEACAMP (SP)

Grupo B

Santer Vikings (RJ)
Gladiadores (PR)
Ronins (SP)

2ª DIVISÃO

Grupo A

BSB Quad Rugby (DF)
MSB Quad Rugby (SP)
CETEFE Lobos Feminino (DF)

Grupo B

IREFES (ES)
CETEFE Lobos (DF)
Titans Quad Rugby (PR)

O Rugby em Cadeira de Rodas é patrocinado pelas Loterias Caixa e KEEGGO