II Semana de Treinamento Brasileira recebe 3 uruguaios

De hoje até sábado (13/05), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, a II Semana de Treinamento da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas reunirá 16 atletas brasileiros e 2 atletas e 1 técnico do Uruguai.

Treino da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas. Foto: Alessandra Cabral/CPB

O técnico da seleção Brasileira, Benoit Labrec, contará com Luís Gustavo Pena e Ana Paula Ramkrapes, como auxiliares técnicos da seleção e com Ane Caroline Fernandez Ramiro, Auxiliar Técnica convidada da equipe do TITANS. Receber profissionais de Rugby durante o Treinamento da Seleção Brasileira, que não sejam do Programa Nacional, faz parte do objetivo de fortalecer e expandir o Rugby em CR Brasileiro. “Queremos em toda edição trazer um técnico convidado com objetivo de compartilhar táticas que possam acrescentar nos treinos com seus times e assim seguir elevando o nível do rugby brasileiro”, como explica José Higino presidente da ABRC.

Ainda sobre intercâmbio, a 2º edição da Semana de Treinamento recebe os atletas uruguaios, Gonzalo Diorio, classificação 2.0, e Agustín Serrano, 3.5, que veem acompanhados por seu técnico Alejandro Lemes. Para Ricardo Tanhoffer, Coordenador de Alto Rendimento da ABRC, esse tipo de intercâmbio é importante para ambos os países e “vai ao encontro com um dos objetivos da ABRC que contribuir para o crescimento do rugby sul-americano como um todo”.

“No caso dos nossos amigos uruguaios, tanto os atletas como o técnico terão uma oportunidade de passar uma semana treinando com os seleção campeões da América do Sul, aprendendo com vários atletas brasileiros, que carregam na bagagem participações em campeonatos parapanamericanos, mundial e paralímpicos”, explica Tanhoffer que também fala sobre a importância do técnico uruguaio irá acompanhar a comissão Brasil, que tem como técnico o Benoit – um dos mais experientes técnicos em nível mundial.

Para os atletas brasileiros treinarem com jogadores com estilos táticos e técnicos diferentes dos, como é caso dos uruguaios, “agrega na qualidade do treinamento, pois gera um grau de dificuldade diferenciada e eleva o nível de exigência”, finaliza Tanhoffer adiantando que em julho virão 4 jogadores holandeses.

Na programação da semana os atletas terão treinos diários e contam com o suporte da equipe de profissionais da ABRC que conta com médica, fisioterapeuta, fisiologista, enfermeira, nutricionista e psicóloga. No dia 12, receberão a equipe da Keeggo, uma das empresas parceiras a ABRC, para conhecer o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro e fazer uma vivência esportiva em quadra.

Lista dos atletas e profissionais convocados para II Semana de Treinamento.

O Rugby em Cadeira de Rodas é patrocinado pelas Loterias Caixa