Em casa Brasil é campeão do 1º Sul-Americano de RUGBY em CR

Os rivais Brasil e Colômbia disputaram o 1º lugar, Brasil Desenvolvimento e Argentina lutaram pelo 3º lugar

Atleta colombiana disputa a bola com Júlio do Brasil. Foto Isa Luchtenberg

Abrindo os jogos desta quarta-feira, 15, último dia do Sul-Americano de Rugby em CR, tivemos de manhã Peru e Paraguai disputando a 7ª colocação, com a vitória da Seleção paraguaia por 53 a 48. Na sequência, Chile e Uruguai disputaram pela 5ª colocação obtendo o placar final de 48 a 43, Chile. De tarde, Brasil Desenvolvimento enfrentou a Argentina pela conquista do 3º lugar, placar final 50 a 38 para a Argentina. A final do 2023 Campeonato Sul-Americano de Rugby em Cadeira de Rodas ficou por conta do embate entre Brasil e Colômbia, cujo placar foi 50 a 33, consagrando assim a Seleção Brasileira como a campeã sul-americana.

Chile venceu o Uruguai na disputa de 5º lugar. Foto Isa Luchtenberg

“Primeiro título. Isso é muito importante para a equipe. É um trabalho de reformulação e tenho certeza que essa equipe vai dar muitas alegrias aí para a torcida brasileira.”, comemora o camisa nove da Seleção brasileira, Júlio Braz.

A competição teve como principal objetivo fomentar experiência de jogo para as equipes sul-americanas de RUGBY em CR, visando o aumento coletivo do nível competitivo em longo prazo das mesmas. Equipes em desenvolvimento puderam competir, troca de experiência foi feita e a estreia de algumas das Seleções hermanas em uma disputa de caráter internacional, como é o caso das Seleções do Uruguai e do Peru.

“No primeiro dia fizemos uma reunião com todo mundo para que a gente consiga se organizar para que, pelo menos a cada dois anos, existam sul-americanos. Então, esperamos que alguém possa sediar o próximo. E temos como meta agora sediar o zonal, que vem Canadá e Estados Unidos, em 2025.”, pontua o Presidente da ABRC, José Higino de Oliveira Souza.

Emoção Argentina. Foto Isa Luchtenberg

Com a conclusão das partidas, veio a cerimônia de premiação para anunciar os oito melhores atletas de cada classificação da modalidade, MVP e para as Seleções do 3ª ao 1º colocado, Argentina, Colômbia e Brasil, respectivamente.

Todos os jogos e as cerimônias de abertura e de premiação estão disponíveis no YouTube: https://www.youtube.com/c/ABRCRugby

O Rugby em Cadeira de Rodas é patrocinado pelas Loterias Caixa

Classificação Geral
ColocaçãoEquipe
1º LugarBrasil
2º LugarColômbia
3º LugarArgentina
4º LugarBrasil Desenvolvimento
5º LugarChile
6º LugarUruguai
7º LugarParaguai
8º LugarPeru