Atleta irlandês Alan Lynch é suspenso por dois anos pela IWRF

A International Wheelchair Rugby Federation – IWRF publicou em seu site notícia da suspensão do atleta irlandês Alan Lynch, atleta este que jogou contra o Brasil no IWRF 2018 World Championship Qualification Tournament em Notwill, Suíça, em abril desde ano. Confira a notícia completa aqui. O comunicado também foi encaminhado para todos as instituições mantenedoras da modalidade.

Na competição, na Suíça, o atleta Alan Lynch foi fundamental nas vitórias da equipe Irlandesa, vitórias estas que culminou excluindo o Brasil da semifinal e, consequentemente, da chance de participar do Mundial GIO 2018, da modalidade em agosto na Austrália.

O Brasil não foi surpreendido com a notícia, pois logo após o encerramento do jogo, a comissão técnica fez uma reunião e solicitou ao Departamento de Classificação da ABRC, que juntamente com a comissão, elaborou um protesto em relação ao atleta. Acreditamos que a classificação do mesmo estava incoerente com o apresentado em quadra, o que influenciou diretamente no resultado do jogo, não só do Brasil como os de outros países, sendo que a Irlanda foi campeã do torneio.

Neste momento, nossa comissão técnica da ABRC está trabalhando em um texto com base nos números do jogo, inclusive com scout do jogador em questão. Este texto será enviado para os responsáveis da IWRF, mostrando desta forma que o Brasil está sempre atento as ações do Rugby e não aceitara situações que podemos ser prejudicados e consequentemente alterando o caminho do Rugby Brasileiro.

Ressaltamos também a importância da notícia, pois a cada dia o Brasil se preocupa com o rumo da classificação em nosso esporte, estamos sempre analisando e verificando alguns atletas que demostram em quadra padrões não especificados nos manuais e regras da modalidade. Está preocupação é legitima, pois lutamos por um Rugby limpo e justo que foi criado para atletas com deficiências especificas.

Confira aqui o protesto enviado em abril para IWRF.

Colaborou Comissão Técnica da ABRC.
Foto em destaque, extraída do Google (Independent.ie)