Luiz Claudio participa da 1ª Semana Internacional de Acessibilidade

Iniciativa conjunta de órgãos de sete países, França, Alemanha, Suécia, Estados Unidos, Inglaterra, Coreia do Sul e Brasil, além da União Europeia, aproveitando a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, acontece a 1ª Semana Internacional de Acessibilidade e Cultura, de 9 a 15 de setembro na Biblioteca Parque Estadual e Biblioteca Parque de Manguinhos. O evento reúne ex-atletas paralímpicos, artistas, gestores, políticos e pesquisadores nacionais e internacionais para refletir sobre o que é considerado “acessível” e debater o papel da cultura nessa questão, incluindo exposições, espetáculos, mesas de debate e oficinas.

semana_acessibilidade_01

Luiz Claudio Pereira, presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), participou da mesa redonda ‘Protagonismo no Esporte’. Dentre os convidados: Ann Cody que participou de três paralímpiadas e representa o governo norte americano para acessibilidade; o ex-atleta paralímpico de tênis de mesa Gilles de La Bourdonnay; e a ex-nadadora alemã tricampeã paralímpica Kirsten Bruhn.

semana_acessibilidade_02

Luiz Cláudio Pereira é até hoje um dos maiores nomes do esporte paraolímpico brasileiro. Foi por muito tempo o recordista em número total de medalhas conquistadas. Ao longo de sua vitoriosa carreira, subiu ao lugar mais alto do pódio paralímpico seis vezes. Além disso, ficou com a prata em outras três oportunidades. Luiz Cláudio foi tricampeão do arremesso de peso nos Jogos de Stoke Mandeville-1984, Seul-1988 e Barcelona-1992. Nos lançamento de dardo e de disco, o brasileiro foi bicampeão em 1984 e 1988. Atualmente, ele é o 4º atleta brasileiro com mais medalhas nos Jogos Paralímpicos, ficando atrás apenas dos nadadores Daniel Dias, André Brasil e Clodoaldo Silva. Depois de se aposentar das pistas, foi vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e, atualmente, presidente da ABRC.

Aconteceu ainda exibição dos filmes “A grande luta pelos direitos das pessoas com deficiência / The greatfight for disabilityrighs” e “Ouro – Você pode fazer mais do que pensa / Gold – Du kannstmehrals Du denkst”.

No vídeo abaixo, Luiz Claudio Pereira apresenta um pouco da sua visão das dificuldades e vitórias das pessoas com deficiência e do esporte paralímpico:

 

.