Presidente da ABRC participa de Seminário durante Jogos Paralímpicos

Presidente da ABRC, Luiz Claudio Pereira, participa do “Seminário Projeto Referências: Desafios para o Esporte Paralímpico em um mundo globalizado”, que acontece no dia 14 de setembro, a partir das 14h, no auditório da Casa Brasil no Rio de Janeiro (Píer Mauá – Boulevard Olímpico – Armazém 2). A participação será em uma mesa redonda ‘O esporte paraolímpico no Brasil’, com abertura para perguntas e discussões por parte da plateia. Participa do evento também, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) Andrew Pearson.

PROGRAMAÇÃO

14h – Abertura do Evento: Prof. Dr. Alberto Reppold – Projeto Referências

14h15 – Palestra: Formação Profissional para o esporte Paralímpico

Com Alberto Martins da Costa. Professor Doutor em Educação Física e Adaptação pela Unicamp. Coordenador Geral da Academia Paralímpica Brasileira. Chefe da Delegação Paralímpica Brasileira nos jogos de Sydney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008)

 15h – Mesa Redonda: Desafios para o esporte paralímpico brasileiro antes, durante e após os Jogos Rio 2016.

Com Vinicius Cardoso, Marcelo Haiachi e Leonardo Mataruna

15h45 – Palestra: O Controle de Doping nos Jogos Paralímpicos e Olímpicos.

Com Alexandre Velly Nunes

16h30 – Mesa Redonda: O esporte paraolímpico no Brasil

Com Luiz Cláudio Pereira – Quarto atleta brasileiro com mais medalhas nos Jogos Paralímpicos (9 medalhas no total). Foi vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Rugbi em Cadeira de Rodas.

17h15 Palestra – A gestão do esporte paraolímpico: desafios e perspectivas.

Com Andrew Pearson – Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Jornalista, começou no Comitê Paraolímpico em 1997 no departamento de assessoria de imprensa. Em 2001 assume como Secretário Geral até o ano de 2009. Em 2005, foi eleito Presidente do Comitê Paraolímpico das Américas até 2009, ano que assumiu um cargo no Comitê Executivo do Comitê Paraolímpico Internacional, sendo eleito presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

18h – Encerramento – Profª. Drª. Selda Engelman – Projeto Referências

O Projeto Referências nasceu de uma parceria entre o Centro de Estudos Olímpico da UFRGS e a SNEAR do Ministério do Esporte, sendo, atualmente, a maior iniciativa de sistematização e análise de informações do Esporte de Alto Rendimento Brasileiro.

.