Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os atletas selecionados para realização do Try Out 2025 estiveram, nesta quinta-feira (05), no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Vitória (ES), para participar dos testes físicos e de fundamentos realizados pela comissão técnica liderada pelo treinador da Seleção Brasileira Benoit Labrecque.
Dos 69 jogadores inscritos inicialmente, 35 foram chamados para comparecerem aos testes em Vitória. Destes, 24 farão parte do Programa Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas. Desta lista de 24 atletas sairão os atletas convocados para representarem o Brasil em torneios internacionais no próximo ano.
Além de atletas experientes, que já atuaram ou ainda atuam pela Seleção Brasileira, a lista também trouxe novidades, com oito atletas que participaram pela primeira vez do Try Out – outras duas atletas mulheres foram chamadas pela primeira vez, mas estão com a Seleção Feminina na disputa da Women’s Cup, em Paris.
Entre este grupo de novatos está Mateus Carneiro, atleta do CETEFE Lobos (DF), de 26 anos, que pela primeira vez vive a experiência de passar pela bateria de testes e ser observado de perto por Benoit Labrecque.
“Quando recebi a notícia que fui chamado para o Try Out fiquei muito feliz. Estar na Seleção um dia é algo que sonho conquistar. Então é muito gratificante estar aqui e poder mostrar o que venho treinando”, comentou Carneiro. “Eu já vinha me preparando pensando que poderia estar aqui. E passei a treinar mais individualmente, intensificando na academia, com treinos de tocar cadeira e treinos físicos mais fortes, visando estar aqui no Try Out”, completou.
O evento também é uma oportunidade valiosa para os novatos conviverem e trocarem conhecimento com atletas mais experientes e com vivência internacional. Embora todos estejam concorrendo por uma vaga na lista final, o espírito de cooperação entre os atletas foi destacado pelos novos participantes.
“Foi uma honra pra mim participar junto com os atletas que já são da Seleção Brasileira. Cheguei a pensar que alguns atletas iam ficar imparciais, mas fui surpreendido. Todos me deram muitas dicas”, contou Marcos dos Santos, representante da equipe da casa, o IREFES (ES). “Acredito que, mesmo se não for chamado agora, vou continuar na pegada forte, corrigir algumas coisas que preciso e quem sabe, numa próxima, ser lembrado novamente”, completou.
“Vejo muita evolução naqueles atletas que normalmente não vão para a Seleção. Eles nos perguntam o que precisam fazer para melhorarem e nós tentamos ajudar”, disse Benoit Labrecque, que busca estimular a competição doméstica pensando na evolução do time nacional. “Os nossos principais jogadores também estarão melhores se forem pressionados por aqueles que estão chegando”, explicou o treinador.
Para os mais veteranos, bons resultados no Try Out são fundamentais para a manutenção do status de selecionável. E com a competição a todo vapor, eles sabem que não podem relaxar, sob o risco de ficarem de fora da lista de Benoit Labrecque.
“Para a gente da Seleção é bom ter gente nova chegando. Quando vem gente nova acaba forçando todo mundo a melhorar. Até os mais antigos acabam forçando, porque todo mundo que manter a sua vaga”, comentou Alexandre Taniguchi, um dos membros mais experientes da Seleção Brasileira.
E para incentivar a melhora contínua dos atletas e proporcionar uma melhor condição de preparação para aqueles que irão compor a Seleção Brasileira, os 12 melhores classificados entre os 24 componentes do Programa Nacional passam a receber uma bolsa auxílio mensal.
“Tivemos essa surpresa com o anúncio de que quem ficar entre os 12 vai ter a bolsa-auxílio fixa. E a gente sabe que isso vai ser avaliado de tempos em tempos. Então, quem entrar sabe que tem que se manter bem preparado para não sair”, disse Tanuguchi.
III Copa dos Campeões
Além do Try Out, Vitória (ES) recebe, também, os jogos da III Copa dos Campeões de Rugby em Cadeira de Rodas, entre os dias 06 e 08 de dezembro. São oito equipes na disputa, realizada no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho.
Esse evento é uma realização da ABRC em parceria com a SESPORT – Secretaria de Estado de Esportes do Espírito Santo, com o apoio CBCP – Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, Alphamix, Coloplast, Comitê Paralímpico Brasileiro e Loterias Caixa/Governo Federal.
Comentários