Depois do primeiro Regional Nordeste ser realizado em 2023 na Paraíba, na capital João Pessoa, chegou a vez de Pernambuco receber a segunda edição da competição, que contará com as disputas do torneio nas modalidades Quad Rugby e também Rugby 5.
“Sediar este torneio, aqui em Recife, será muito bom para o desenvolvimento e crescimento do Rugby em Pernambuco. E também para a nossa modalidade ser mais reconhecida e quem sabe termos formar mais uma equipe pernambucana no futuro para competir em outros regionais que virão”, declarou a Luana Cavalcanti, a “Maria Bonita”, atleta da equipe Lampiões (PE).
Criada em 2024, a equipe de Rugby 5 do BSB (DF) foi convidada para se juntar aos Lampiões (PE) e Arretados (PB) nesta edição do Regional Nordeste. A modalidade, uma variação do Quad Rugby que permite a participação de atleta com paraplegia, conta com o apoio da ABRC para a implementação de novas equipes no cenário nacional e para atração de novos praticantes.
“Agradecemos pelo convite, pois é uma oportunidade de mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo no BSB WR5s. Nossa equipe foi formada no início do 2º semestre de 2024 e, desde então, estamos treinando o elenco para competir e conquistar títulos. Além disso, queremos transmitir uma mensagem ao Brasil: O Rugby de 5 pode se tornar muito competitivo no país. Precisamos de mais equipes e incentivos para impulsionar essa nova modalidade”, disse Tássio Araújo, que além de atleta é o treinador da equipe BSB.
O calendário da competição prevê a chegada das delegações e a classificação funcional no dia 31 de outubro. Depois, de 01 a 03 de novembro, os atletas vão à quadra do Geraldão para a disputa das partidas. Em paralelo ao torneio, acontecerá o Curso de Arbitragem em Rugby em Cadeira de Rodas, com aula teórica e prática durante os jogos, ministrado pelo coordenador Nacional de Arbitragem da ABRC, Luiz Claudio.
As equipes se despedem do Recife no dia 03 de novembro, à tarde, retornando para suas cidades de origem.
Formato de Disputa
O formato da competição do torneio de Quad Rugby prevê que as duas equipes se enfrentem quatro vezes. Aquela que somar o maior número de vitórias ao final dos confrontos será declarada campeã (em caso de igualdade o critério de desempate será o saldo de tries). Já no torneio Rugby 5 cada equipe enfrenta os adversários duas vezes e aquele com mais vitórias fica com o título.
Rugby no Nordeste
O Rugby em Cadeira de Rodas deu seus primeiros passos na Região Nordeste a partir de 2022, em uma parceria da ABRC com o Laboratório de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiência (LEPAFA – UFPB). A partir desta iniciativa foi fundado o Polo de Desenvolvimento de Rugby em Cadeira de Rodas, que visa a expansão da modalidade por meio da capacitação de profissionais e atletas, assim como no desenvolvimento de novos times.
Em 2023 as equipes Arretados (PB) e Lampiões (PE) fizeram parte do Polo de Desenvolvimento. Em 2024, a equipe paraibana se filiou à ABRC e pela primeira vez um time nordestino disputou o Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas.
Confira o Calendário de Jogos do II Torneio Regional Nordeste:
Dia 01/11 (Sexta-feira)
Jogo 1 (15h00) – Lampiões 5 (PE) x Arretados 5 (PB)
Jogo 2 (16h20) – BSB 5 (DF) x Lampiões 5 (PE)
Jogo 3 (17h30) – Lampiões (PE) x Arretados (PB)
Dia 02/11 (Sábado)
Jogo 4 (09h00) – Arretados 5 (PE) x BSB 5 (DF)
Jogo 5 (10h20) – Lampiões (PE) x Arretados (PB)
Jogo 6 (15h30) – BSB 5 (DF) x Lampiões 5 (PE)
Jogo 7 (17h00) – Arretados (PB) x Lampiões (PE)
Dia 03/11 (Domingo)
Jogo 8 (09h00) – Arretados 5 (PB) x Lampiões 5 (PE)
Jogo 9 (10h00) – Lampiões (PE) x Arretados (PB)
Jogo 10 (11h40) – BSB 5 (DF) x Arretados 5 (PB)
(12h30) – Encerramento e Premiação
O Rugby em Cadeira de Rodas é apoiado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Coloplast e Loterias Caixa
Comentários