O terceiro encontro anual da Seleção Brasileira de RUGBY aconteceu entre os dias 30/06 e 05/07, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. |Ao todo foram A III Semana de Treinamento 21 atletas, entre o elenco do Programa Nacional de RCR e convidados.

Atletas e staffs da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, na quadra do CTB, junto com a convidada Samira Pessoa

Durante uma semana de treinos, avaliações e cuidados com a saúde 16 atletas do PNRCR e 5 convidados, sendo um aluno da Escolinha de Rugby, um atleta de rugby 5 e 3 atletas de basquete em CR, estiveram reunidos em São Paulo, sobre o comando do técnico Benoit Labrecque. Os atletas de basquete em CR já possuem o manejo da cadeira de rodas e experiência em jogo em equipe, o que para Benoit, é um ponto importante.

“Convidamos os atletas de basquete em cadeira de rodas para conhecer a modalidade e estudar suas condições de contribuir com o nosso esporte. Uma vez que eles já possuem desenvoltura com a cadeira, agora precisamos ensinar a técnica e avaliar suas classificações funcionais”, explica Benoit, que antecipa que haverá novos convites para atletas do basquete e de outras modalidades para as próximas semanas de treino.

Do time do ALL Star Rodas Belém do Pará, a atleta Cleonete de Nazaré Santos Reis e o Carlos Vanderley de Souza e Souza vieram acompanhados pelo técnico Wilson Flávio da Silva, o conhecido técnico Cajú. Em breve, sob seu comando, haverá um Polo de Desenvolvimento de Rugby em Cadeira de Rodas em Belém (PA). Do Paraná, da equipe TIGRES UMUARAMA, participou o atleta Willian Renan Babetto de Oliveira.

Novato na área

Erick de Jesus Silva, de 16 anos, testou algumas modalidades no Centro de Referência Paralímpico de São Paulo, até que entrou para a escolinha de RCR e se identificou rapidamente.  

Na semana de treinamento anterior, ele ficou ladeando a quadra assistindo alguns treinos e conversando com atletas. Impulsionado por seu técnico de escolinha Mauro Furtado, Erick foi um dos atletas convidados para a vivência com a Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas durante seu terceiro encontro anual.

O novato, também foi o caçula do time, que afirma ter sido bem acolhido por todos. “Todos me receberam muito bem, enquanto mais novo do grupo. Recebi muitas dicas, aprendi muito com os mais experientes. Também gostei muito dos tratos com a saúde. Adorei a fisioterapia. Sair do treino cansado com algumas dores e ir direto para a sala de atendimento era muito bom para a recuperação”, declara Erick.

Érick de posse da bola durante uma treino.

https://www.instagram.com/p/C6zVMJ1JDx7/

Vivência

Uma das propostas dos treinos da seleção é de aproximar a modalidade com os apoiadores e com o público em geral.

A Coloplast, apoiadora do RCR, organizou uma vivência com colaboradores e com a imprensa, no dia 4 de julho, que assistiram uma breve explanação sobre a empresa e as falas de Renata Oliveira, Diretora de Experiência do Usuário da Coloplast, Eduardo Rocha, da ABNFR, e José Higino, Presidente da ABRC, que deram as boas-vindas ao grupo e falaram sobre seus trabalhos e experiências.

De frente: o presidente Mário Belo, CBBC; o repórter André Brasil, ESPN e Lucas Junqueira, atleta RCR. Foto Thelma Vidales

Após a abertura, todos foram convidados para uma partida de RCR, entre eles o presidente da CBBC, Mário Belo. Todos os participantes do evento também participaram de sessões de foto com a equipe da Galera do Click, a primeira escola de fotografia para jovens com Síndrome de Down.

No dia 5, outra vivência, dessa vez, os times foram formados pelos staffs da ABRC, com a participação especial de Samira Pessoa, Assessora técnica de Paradesporto, da Prefeitura de São Paulo.

O rugby em cadeira de rodas é patrocinado pela Coloplast e Loterias Caixa.

Pular para o conteúdo