Getting your Trinity Audio player ready...
|
Competição será realizada em São Paulo, entre os dias 22 e 28 de setembro
Respeitável público… Vai começar o maior espetáculo da Terra! De 22 a 28 de setembro, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), será o palco do grande show promovido pelo XVI Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas, que nesta edição tem como temática o teatro e outras representações artísticas. As disputas da 1ª e 2ª divisões serão simultâneas.
O XVI Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, Comitê Paralímpico Brasileiro, Loterias Caixa, Coloplast e Alphamix.
A Quadra Multiuso será o cenário das disputas da elite do Rugby brasileiro, em jogos que serão realizados entre os dias 24 e 27, e a Quadra Rugby será o palco da 2ª divisão. Os corredores e áreas externas terão espaços personalizados para fotos e algumas surpresas.
Já dentro de quadra todas as luzes estarão voltadas para as seis equipes na disputa: Na briga pelo troféu de campeão nacional estão ADEACAMP (SP), BSB Quad Rugby (DF), Gigantes (SP), Gladiadores (PR), Ronins (SP) e Santer Vikings (RJ).
“O Campeonato Brasileiro é o torneio mais importante do nosso calendário, então nossa expectativa é muito alta para que tenhamos bons jogos. Esperamos que este torneio seja mais um passo para o crescimento do Rugby no Brasil”, declarou José Higino, presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.
Atual campeão Brasileiro e também da Copa dos Campeões, o Santer Vikings é uma das atrações do torneio. A equipe do Rio de Janeiro busca o terceiro título nacional de sua história – venceu em 2023 e 2021 -, mas sabe que os adversários farão de tudo para encerrar a hegemonia dos cariocas.
Disputa da final entre Santer e Gigantes no Brasileiro de 2023, na quadra Multiuso do CPB (foto Isa Luchtenberg)
“Sem dúvidas as equipes olham nosso time como o time a ser batido. E temos que lidar com isso porque foi o que a gente construiu. Chegar ao topo é difícil, mas se manter é ainda mais difícil”, analisou Gilson Wirzma, um dos atletas mais experientes e um dos líderes do elenco do Santer. “Essas pressões são normais. Os atletas de alto rendimento tem que saber lidar com as pressões internas e externas. E a gente trabalha muito a parte psicológica para que isso não atrapalhe”, completou.
Fórmula de Disputa
Na fase de classificação, as seis equipes da 1ª Divisão estão dispostas em um só grupo e todas se enfrentam em turno único. Ao final desta fase, o ranqueamento das equipes define os confrontos da segunda fase. 1° e 2° colocados disputam a decisão, enquanto 3º e 4º disputam a medalha de bronze, já 5º e o 6º colocados duelam pelo quinto lugar.
Todos os jogos terão transmissão do Canal da ABRC no Youtube e a grande final da, disputada no dia 27, às 17h, terá transmissão exclusiva no SporTV.
Confira aqui o calendário completo dos jogos da 1ª divisão
1ª DIVISÃO
Grupo Único
ADEACAMP (SP)
BSB Quad Rugby (DF)
Gigantes (SP)
Gladiadores (PR)
Ronins (SP)
Santer Vikings (RJ)
Comentários