Getting your Trinity Audio player ready...

A Associação Brasileira de RUGBY em Cadeira de Rodas fechou a primeira semana de treinamento de 2023, que aconteceu de 12 a 18/02, com o anúncio dos 24 atletas que farão parte do novo PNRC – Programa Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas – e com a oficialização da contratação do técnico Benoit Labrecque.

Todos os convocados para I Semana de Treinamento da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas reunidos na quadra Multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

Além de ser a primeira semana de treino do ano, também foi o primeiro encontro do técnico Benoit Labrecque com os 28 atletas convocados e com a equipe técnica. “Foi uma semana de muito aprendizado, conversas, troca de experiência”, resume o presidente da ABRC, José Higino, frisando o agradecimento a todos os envolvidos, “pois o resultado da semana foi fruto de um trabalho multidisciplinar e que demonstrou muita coesão com o projeto de consolidação e crescimento da nossa modalidade. Parabéns e obrigado a todas as pessoas que participaram dessa semana e temos muito trabalho pela frente”.

O objetivo é o TOP8

Entre os treinos, o momento também foi de reunir equipe e definir estratégias para rugby em cadeira de rodas brasileiro. Higino adianta que “após muitas conversas e observações, surgiram novas propostas de reformulação da seleção brasileira para alcançarmos o top 8 no mundo e brigar pela vaga para Paris 2024”.

De mão desse objetivo, a ABRC lançou o Programa Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas selecionando 24 atletas – entre os 28 – que terão contrato de um ano e farão parte de um único time, cumprindo uma agenda ao longo do ano. “Esse elenco já visa o Sul-Americano e a preparação para disputa do ParaPan Santiago 2023”, detalha Higino.  Em breve, a ABRC divulgará mais informações sobre o objetivo e funcionamento do PNRC.

No destaque o atleta estreante Thalys de 22 anos. Foto: Alessandra Cabral/CPB

Esforço, Tecnologia e Convocação

A escolha foi minuciosa. O técnico Benoit afirmar “ter identificado um grupo atletas com potencial de crescimento, que se seguirem empenhados terão potencial de crescimento internacional”.

O Técnico BENOIT LABRECQUE, ladeado pelos auxiliares Luís Gustavo Pena e Gustavo Cruz. Foto: Alessandra Cabral/CPB

Os 28 atletas passaram por baterias de exames físicos e várias avaliações em quadra. Foram divididos em times e avaliados pelo técnico Benoit e sua equipe, que também contaram com o auxílio do Catapult – um equipamento de GPS e sensores de presença, preso com um colete nas costas dos atletas. Assim, os dados de velocidade, aceleração e deslocamento são capitados por sensores distribuídos na quadra. “Assim os técnicos tinham dados para confrontar como estava o desempenho de cada atleta e como deveria estar, identificando quem aproveitou melhor suas caraterísticas e quem cumpriu as orientações recebidas pela equipe” explica Gustavo Cruz, auxiliar técnico, sobre o objetivo do uso dessa tecnologia.

Abaixo a escalação dos 24 atletas do PNRC e a divisão dos times que defenderão o Brasil no 2023 Campeonato de RUGBY em Cadeira de Rodas, de 12 a 15 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Team ATeam B
Thalys Juca Silva3,5Moisés Domingues Batista3,0
Julio Cezar Braz da Rocha3,5Matheus Soares3,0
Gabriel Feitosa de Lima3,5Jairo André da Conceição2,5
Alexandre Vitor Giuriato3,0Bruno Damaceno Ferreira2,5
Daniel da Silva Goncalves2,5Rodolfo Fernado Polidoro2,5
Alexandre Keiji Taniguchi2,5Marcílio Nunes dos Santos2,0
Rafael Hoffmann2,0Davi Rodrigues Coimbra de Abreu2,0
Davidson Daniel1,5Giuliano de Castro2,0
Raphael Cardozo1,0Thiago Falconi2,0
Gabriel de Souza Simplicio0,5Victor Vinícius Ventura1,5
Lucas Junqueira0,5Julieme Augusto De Souza1,0
Gilson Dias Wirzma Jr0,5Cauê Borges  Maia0,5

O Rugby em Cadeira de Rodas é patrocinado pelas Loterias Caixa

Pular para o conteúdo