Getting your Trinity Audio player ready...

A Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas deu a largada nas atividades da temporada nesta sexta-feira (17), com a apresentação dos atletas que compõem o Programa Nacional para a I Semana de Treinamento do ano de 2025. Até o próximo domingo (26), os 24 atletas estarão reunidos nas dependências do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, trabalhando sob os olhares da comissão técnica comandada pelo treinador Benoit Labrecque.

Neste primeiro encontro do ano, os atletas serão submetidos a uma série de testes físicos e de saúde, além dos treinamentos em quadra, rotina essa fundamental para o mapeamento do estado atual de cada jogador. Por meio disso, a comissão técnica pode identificar áreas de melhoria e definir estratégias para otimizar o desempenho da equipe brasileira ao longo de 2025 e de todo o ciclo. 

Técnico Benoit Labrecque comanda as atividades no Centro de Treinamento Paralímpico (Foto: Thelma Vidales / ABRC)

“Para nós, essa semana é muito importante para avaliarmos os novos jogadores. Estamos iniciando um novo ciclo de quatro anos e é o começo do que eu diria ser uma nova história. Nós precisamos colocar a base do time para os novos jogadores, colocar todo mundo na mesma página e chegarmos ao nível que temos capacidade de estar. Falamos com eles dos planos que temos para os próximos quatro anos, não são coisas pequenas que queremos alcançar, mas que são realmente importantes para nós”, comentou o técnico Benoit Labrecque.

“É com grande entusiasmo que damos início à I Semana de Treinamento de 2025, marcando o começo de um novo ciclo Paralímpico. Posso dizer que o trabalho realizado durante esta semana será o alicerce sobre o qual construiremos nossa preparação ao longo de todo o ano”, comentou Ricardo Tanhoffer, Coordenador de Alto Rendimento da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas – ABRC.

Esta é a primeira de um total de cinco semanas de treinamento programadas durante 2025. Além disso, a Seleção Brasileira também se reunirá em períodos de preparação específicos para torneios internacionais, o mais importante deles será a Copa América, sediada pela primeira vez no Brasil e que será realizada de 8 a 16 de julho, em São Paulo..

“Os encontros periódicos ao longo do calendário, seja para os períodos de treinamento seja para competições, são essenciais para garantir que a Seleção Brasileira esteja sempre em evolução. Eles proporcionam momentos valiosos para a integração da equipe, dentro e fora de quadra”, avaliou Tanhoffer.

Confira os participantes da I Semana de Treinamento 2025:

Atletas 0.5

André Luiz de Castro Ferreira – SANTER

Cauê Borges Maia – RONINS

Gabriel de Souza Simplício – GIGANTES

Gilson Dias Wirzma Junior – SANTER

Hawanna Cruz Ribeiro – SANTER

Lucas Junqueira – RONINS

Atletas 1.0

Antônio Carlos Martins Braga – SANTER

Marcelo de Oliveira Monteiro – SANTER

Atletas 1.5

Davidson Daniel Oliveira Alves – BSB

Guilherme Figueiredo Camargo – MINAS

Victor Luis Costa Caldeira – ADEACAMP

Atletas 2.0

Marcílio Nunes dos Santos – ADEACAMP

Rafael Hoffmann – GLADIADORES

Weberson da Cruz Rodrigues – BSB

Atletas 2.5

Alexandre Taniguchi – GIGANTES

Daniel da Silva Gonçalves – SANTER

Mateus Carneiro – CETEFE

Rodolfo Fernando Polidoro – GIGANTES

Atleta 3.0

Alexandre Vitor Giuriato – GIGANTES

Atleta 3.5

Cleonete de Nazaré Reis – ADEACAMP

Erick de Jesus Silva – RONINS

Gabriel Feitosa de Lima – SANTER

Julio Cezar Braz da Rocha – SANTER

Thalys Juca – GIGANTES

Assessoria de Comunicação da ABRC – Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (comunicacao@rugbiabrc.org.br)

O Rugby em Cadeira de Rodas conta o apoio da Coloplast e Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocínio das Loterias Caixa.

Pular para o conteúdo