Na última competição do calendário 2023 do Rugby em Cadeira de Rodas, a equipe Santer Vikings (RJ) conquistou o bicampeonato da Copa dos Campeões. O time do Rio de Janeiro terminou a competição invicto e superou na grande decisão o BSB Quad Rugby (DF), por 51 a 41.

Equipe Santer comemorando com o troféu de campeão da II Copa dos Campeões. Foto Isadora Marinho / Olfato

O troféu erguido no Ginásio da Universidade Católica de Brasília, em Taguatinga (DF), vai para a galeria da equipe carioca, que neste ano também conquistou todos os títulos do ano: Copa Bebedouro, Torneio Regional Sudeste e o Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão.

Já o time do BSB Quad Rugby (DF) encerra 2023 como um ano de recuperação e de retorno às principais disputas. Além do vice-campeonato da Copa dos Campeões, o time de Brasília foi campeão no Torneio Regional Centro-Oeste, do Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão, conquistando a vaga de volta à elite em 2024.

O Secretário, Flávio Santos, entregou a premiação de Vice-Campeão para o time BSB Quad Rugby. Foto Isadora Marinho / Olfato

A II Copa dos Campeões de Rugby em Cadeira de Rodas foi realizada pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) em parceria com Universidade Católica de Brasília, e contou com a participação de oito equipes. Além de Santer Vikings (RJ) e BSB Quad Rugby (DF), estavam na disputa Minas Quad Rugby (MG), ADEACAMP (SP), Gigantes (SP), Ronins (SP), CETEFE Lobos (DF) e IREFES (ES).

Esta segunda edição do torneio contou, também, com disputas na modalidade Rugby 5, que reuniram três equipes: Arretados (PB), Sarah A (DF) e Sarah B (DF). Somando as duas variações do Rugby em Cadeira de Rodas, a competição movimentou 11 equipes, com mais de 100 atletas inscritos, cumprindo o importante objetivo de ampliar o calendário de jogos em território nacional e colaborar com o desenvolvimento da modalidade no país.

O Rugby 5 é uma promessa para os próximos anos, segundo Mateus Campana, Vice-presidente da ABRC, “o Brasil se consolida como um dos países entusiastas da nova categoria, criada no Reino Unido e reconhecida oficialmente pela World Wheelchair Rugby (WWR) em junho de 2021.

“Para 2024 temos a pretensão de intensificarmos o desenvolvimento do Rugby 5’s com o desenvolvimento de novas equipes e a criação de torneios específicos da modalidade”, ressalta Campana, que adianta a meta de criação de campeonato nacional exclusivo da nova categoria.

Todos os jogos contaram com transmissão ao vivo e agora permanecem disponíveis para visualização no canal oficial da ABRC no Youtube youtube.com/ABRCRugby.

Gigantes leva o bronze

Gigantes e Sérgio Nadller comemoram o Bronze da equipe. Foto Isadora Marinho / Olfato

Na disputa pelo terceiro lugar, o Gigantes (SP) enfrentou a ADEACAMP (SP), no clássico entre os rivais de Campinas (SP). Em partida bastante equilibrada, o Gigantes levou a melhor, por 48 a 44, e conquistou a medalha de bronze.

Nordeste em alta no Rugby 5

A equipe Arretados, formados em roda, durante seu grito de guerra, na quadra da UCB. Foto. Geovaine Oliveira / ABRC

Pela primeira vez a Copa dos Campeões contou, também, com disputas na modalidade Rugby 5, com a participação das equipes Arretados (PB), Sarah A (DF) e Sarah B (DF).

O título foi decidido entre o Arretados (PB) e o Sarah A (DF), com o time da Paraíba vencendo a final, por 14 a 13, após uma prorrogação emocionante. Com isso pela primeira vez uma equipe nordestina conquista um título de alcance nacional.

Emoção na cerimônia de Encerramento

A cerimônia de encerramento da II Copa dos Campeões contou presenças ilustres que reafirmaram seu comprometimento com o esporte paralímpico e com o desenvolvimento da modalidade.

Profª. Drª. Andrea Lucena Reis, Docente no Programa de Pós-graduação em Educação Física e a Profª Mestra em Comunicação, Vânia Balbino de Souza, representando a Universidade Católica de Brasília que acolheu o campeonato e todas as demandas envolvidas. Além disso, o evento foi pauta de trabalho para a Agência Olfato, composta por alunos de Comunicação, que também participaram de um painel sobre a profissão e oportunidades no nicho paralímpico. A ABRC homenageou a UCB concedendo o primeiro Troféu Rugby Brasil da noite.

Todo o translado do evento foi realizado com o apoio da Secretaria da Pessoa com Deficiência de Brasília, que cedeu uma frota de vans adaptadas. O Secretário Flávio Santos foi homenageado com o Troféu Rugby Brasil.

Sem dúvida, o momento mais emocionante da noite foi o momento que o presidente da ABRC, José Higino, anunciou a entrega do Troféu Rugby Brasil para o atleta José Raul, representado na cerimônia por Rafael Hoffmann. Zé internado e assistiu a homenagem pela transmissão do Youtube. https://www.instagram.com/p/C0sHTD0rnPQ85Vx0k4wxYE71pg1yYAXMkQYPno0/

Andrew Parson fazendo sua saudação durante a Cerimônia de Premiação da II Copa dos Campeões. Foto Geovaine Oliveira / ABRC

Representando a Secretária de Esporte, a Subsecretária Marcela Parsons foi convidada para fazer a entrega do Troféu de Campeão, da categoria Rugby 5, para a equipe do Arretados. E o campeão da noite, Santer, teve a honra de receber a premiação das mãos de Andrew Parson, Presidente do Comitê Paralímpico Internacional. Presença ilustre que nos prestigiou durante a final da II Copa dos Campeões e na Cerimônia de Premiação.

PREMIAÇÕES II Copa dos Campeões de Rugby em Cadeira de Rodas

RUGBY 5

Atleta Destaque – Aquelton Leite – Sarah A

 Vice-campeão Sarah B

Campeão do Rugby 5 Arretados

QUAD RUGBY

Premiações Individuais

Melhor  0.5 Lucas Junqueira –  Ronins

Melhor 1.0 Bráulio Lins – BSB

Melhor 1.5 Guilherme Camargo – Minas

Melhor 2.0 Denis Cariac – Ronins

Melhor 2.5 Alexandre Taniguchi – Ronins

Melhor 3.0 Alexandre Giuriato – Gigantes

Melhor 3.5 Tassio Araújo – BSB

MVP Júlio Braz – Santer

 Premiação de Equipe

–  3º lugar – Gigantes

2º lugar – BSB

1º lugar – Santer

Todos os resultados estão disponíveis na Plataforma Sporti.

O Rugby em Cadeira de Rodas é patrocinado pela Keeggo e Loterias Caixa