Estão definidos os finalistas do XVI Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas. Santer Vikings (RJ) e Gladiadores (PR) são as equipes que disputam o título nesta sexta-feira (27), às 17h, com transmissão exclusiva no SporTV.
Rafael Hoffman, atleta da equipe finalista Gladiadores (foto Ale da Costa)
Realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a competição encerrou a fase de classificação nesta quinta (26), com o Santer Vikings (RJ) terminando em 1º lugar de forma invicta (5v-0d). Os cariocas buscam seu terceiro título na história e o segundo de forma consecutiva (venceram em 2021 e 2023).
“A gente sabe da nossa responsabilidade e o quanto nosso time é forte. Mas temos que colocar em prática e consolidar isso. Então, temos que jogar uma final com total concentração, força e intensidade, como a gente sabe. Queremos buscar o tricampeonato brasileiro”, declarou Gabriel Feitosa, um dos destaques do Santer Vikings (RJ) na competição.
Já os Gladiadores (PR) terminaram na 2ª colocação (4v-1d). O time de Curitiba (PR) tem em sua galeria de troféus um título nacional, conquistado em 2013, e terminou a competição de 2023 na 4ª posição.
“A gente está muito feliz com o trabalho, que está recomeçando no Gladiadores. Viemos com o objetivo de ficar entre os três primeiros e esse último jogo coroou o nosso objetivo, ficamos entre os três primeiros chegando na final. Mas claro que a gente quer ser campeão. Vai ser um jogo bom, pois o Santer é uma equipe muito forte, atual campeão. Vamos tentar fazer algo legal pra galera assistir”, analisou o atleta Rafael Hoffman, um dos mais experientes do elenco.
Disputa pelo bronze
A partida que decide a medalha de bronze será entre duas equipes paulistas: ADEACAMP (SP) foi a 3ª colocada na fase de classificação (3v-2d), enquanto o Gigantes (SP) foi o 4º (2v-3d). A partida será realizada também nesta sexta-feira, às 14h.
Mais cedo, às 10h, teremos a disputa pelo 5º lugar, que também define a equipe rebaixada. Com uma vitória em cinco jogos, o Ronins (SP) foi 5º na primeira fase, enquanto o BSB Quad Rugby (DF) não venceu em suas cinco disputas e terminou em 6º. A equipe derrota neste confronto disputa a 2ª Divisão em 2025.
Ambos os jogos contam com transmissão ao vivo no Canal da ABRC no Youtube.
Luta pelo acesso
Enquanto isso, na 2ª Divisão, a disputa pelo título, e consequentemente o acesso à 1ª Divisão em 2025 será entre o Minas Quad Rugby (MG), invicto na fase de classificação (5v-0d) e IREFES (ES), segundo colocado (4v-1d). O jogo acontece sexta-feira (27) às 15h.
A medalha de bronze da 2ª Divisão será disputada às 11h, entre MSB Quad Rugby (SP), 3º colocado na primeira fase (3v-2d) e Drakkar (SP) que terminou em 4º (2v-3d). Já a disputa pelo 5º lugar ficou entre CETEFE Lobos (DF), 5º na classificação (1v-4d) e Arretados (PB), 6º colocado (0v-5d). A partida será às 09h. Assim como os duelos da 1ª Divisão, esses jogos têm transmissão pelo Canal da ABRC no Youtube.
Para conferir todos os resultados e próximos jogos do XVI Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas acesse os Boletins Oficiais:
O XVI Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas é apoiado pelo CBCP – Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, Coloplast, Alphamix, Comitê Paralímpico Brasileiro e Loterias Caixa/Governo Federal.
Comentários