Entre os dias 20 e 23 de abril, a cidade de Penápolis receberá o IX Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas e as Clínicas de Arbitragem e Classificação Funcional no Ginásio de Esportes Gigantão Azul. Esse evento promovido pela ABRC e o Rotaract Club de Penápolis XV de Março visa impulsionar o crescimento da modalidade proporcionando treino tático para equipes e capacitação de novos profissionais e, também, oferecer oportunidade ao público de participar e conhecer mais sobre o paradesporto.
Esse ano, estão previstos mais torneios pelo Brasil junto com clínicas de aprimoramento profissional. “O campeonato de Penápolis é um dos mais tradicionais no Brasil, chegamos a nona edição e parcerias como essa com o Rotaract são fundamentais para o fortalecimento do esporte. É importante a manutenção de um calendário de jogos que garanta evolução técnica de nossos atletas e contemple a continuidade do processo de formação de novos árbitros e classificadores. Além disso, é uma grande ferramenta de divulgação da nossa modalidade”, declara José Higino, presidente da ABRC. Para esse torneio estão confirmados os times: Irefes Quad rugby, Gigantes Rugby, Minas Quad Rugby, MSB Quad Rugby, Ronins Rugby e BSB Quady Rugby.
Luciano Teixeira, coordenador de classificação da ABRC, valoriza a importância de campeonatos regionais na jornada de formação de novos quadros de classificadores que “inicialmente participarão de 16 horas de atividades teóricas e práticas com execução dos testes de performance funcional – entre os alunos do curso – bem como observação avaliativa dos atletas em quadra. O principal tópico desta dinâmica será a inclusão das novas regras descritas no manual. Os alunos que se destacarem, e quiserem seguir na formação, serão convidados para a etapa seguinte de trainee, realizada durante os próximos torneios. Essa etapa contempla mais 30 horas de estudos práticos e teóricos com participação de uma banca oficial”. O curso, em Penápolis, será ministrado por Rauce Marçal, fisioterapeuta e classificador funcional, e segue as diretrizes e recomendações do manual de classificação, elaborado pela World Wheelchair Rugby (WWR) seguindo as recomendações do IPC.
A clínica de Arbitragem será conduzida pelo árbitro Luiz Claudio dos Santos também com base nas diretrizes internacionais da WWR. Ele explica que na dinâmica do curso o aluno receberá toda explicação teórica sobre o rugby em cadeira de rodas, regras de equipamentos, pontuação, súmulas, disposição da quadra entre outros. “Além de toda a teoria, o participante terá a prática em quadra observando a marcação dos jogos, auxiliando na mesa e no preenchimento de súmulas”, explica Luiz Claudio. Para se tornar um árbitro oficial, o aspirante deverá mostrar interesse e se destacar para ser convidado à próxima etapa de trainee.
As inscrições para ambas as clínicas estão disponíveis em https://forms.gle/vr8weJg4dJoefjhQA
Vamos prestigiar esse evento que muito tem a contribuir com o crescimento com qualidade e profissionalismo que nosso esporte e seus envolvidos merecem. Acompanhe os links das transmissões em nossas redes sociais e a tabela dos jogos em https://challenge.place/c/624cc8debb8c503fffbad32d?utm_source=android_app&utm_medium=share
Comentários