Getting your Trinity Audio player ready...

O Aberto de RUGBY em Cadeira de Rodas de João Pessoa (PB) conquistou a imprensa e o público, em sua primeira temporada, de 25 a 27 de maio, no Ginásio Paradesportivo José Belarmino de Souza, localizado no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, sendo notícia na Band News, TV Correio, Tv UFPB, Tv Brasil e Globo Regional e Nacional. O evento foi uma realização da ABCR em parceria com o Laboratório de estudo e pesquisa em atividade física adaptada para pessoas com deficiência (LEPAFA) e contou com ações conjuntas de estudantes, acadêmicos, instituições e parlamentares, que acreditam no potencial da modalidade em toda sua aplicação em uma sociedade.

O presidente da ABRC, José Higino, durante a do Aberto de Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas, na composição com os demais apoiadores

A abertura do evento, realizada no dia 26/05, recebeu maioria dos representantes dos apoiadores do evento. “Um evento esportivo e educacional como esse não se faz sozinha, precisa do envolvimento de uma rede de profissionais que possam contribuir cada um na sua Expertise”, afirmou a professora de Educação Física da UFPB e responsável pelo LEPAFA, Elaine Cappellazzo Souto. , destacando o agradecimento para os alunos da Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva da UFPB, que atenderam os atletas durante o torneio e aos alunos do Lab. Projetos Design UFPB, pela criação visual do evento.

Estiveram presentes a coordenadora do Laboratório de Acessibilidade – LACESSE, Prof. Angelina Dias Leão Costa; Professora Thais Josy Castro Freire de Assis, Chefe do Departamento de Fisioterapia do CCS/UFPB; Prof. Dr. Renato Fonseca Livramento da Silva do Labprojeto; chefe de Departamento de Educação Física, o professor Fernando Jose da Cunha; Presidente da Associação Arretados Paralímpicos da Paraíba, Alexsandro Alves de Araujo; Reitor da UFPB, o Magnífico Sr. Valdiney Veloso Gouveia; Igor Honorato representante do Centro de Referência Paralímpico de João Pessoa; deputado estadual, o Sr. Luciano Cartaxo; deputada estadual e presidente da Comissão de Defesa das pessoas com deficiência da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, a Sra. Cida Ramos; Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, André Barbosa da Silva; Representando o secretário da Juventude, Esporte e Lazer – do governo da Paraíba, o Sr. Jean Klaude e José Higino, presidente da ABRC.

Graduandos de Fisioterapia da UFPB realizando atendimentos nos atletas
Classificadores e alunos durante a prática de observação dos atletas em quadra
Equipe de Árbitros da ABRC

Além dos jogos, entre os times Arretados (PB), Lampiões (PE), Cetefe Lobos (BSB) e Misto (atletas convidados de times brasileiros) e as disputadas do RUGBY5, durante o torneio aconteceram dois cursos de capacitação profissional: Classificação Funcional e Arbitragem e Mesário em RCR. O conteúdo de aulas teóricas e práticas é chancelado pela ABRC e foram mediadas pelos coordenadores nacionais Luiz Cláudio dos Santos, de arbitragem, e Henrique Seren, de classificação funcional.

Polo de desenvolvimento a todo vapor

O Programa Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas da ABRC visa, entre outros, fomentar a modalidade em todas regiões brasileiras.  Há um ano, a ABRC vem realizando encontros com apoiadores e oficinas de RCR em João Pessoa (PB) e Recife (PE) apresentando a modalidade, suas regras, equipamentos, necessidades de profissionais capacitados, mercado de trabalho e critérios para classificação dos futuros atletas. Hoje, o Nordeste conta com dois times, que fazem parte do Polo de Desenvolvimento do Rugby em CR.

“O torneio de Rugby em CR do Nordeste foi o resultado do trabalho que começou ano passado, com o incentivo de dois grandes profissionais de educação física professora Elaine Souto, da UFPB e coordenadora do Lepafa, e professor Saulo Oliveira, da UFPE e coordenador do GRUPO MOVER. Esse foi o primeiro evento regional e já apresentou o potencial da modalidade na geração oportunidades profissionais e acadêmicas e os efeitos positivos que o paradesporto traz para toda sociedade e, principalmente, na qualidade de vida da pessoa com deficiência”, explica José Higino, presidente da ABRC.

Os Arretados, da Paraíba, e Lampiões, de Pernambuco, ambos com alguns meses de treinamento, participaram pela primeira vez de um campeonato. Para atleta Haline Clecia, do time Arretados, é motivo de orgulho lembrar do seu primeiro dia. “Há apenas dois meses, fui conhecer o treino dos Arretados. Eu tinha receio por achar que era muito violento, mas logo no meu primeiro dia, me colocaram pra jogar e, hoje, estou aqui no meu primeiro campeonato. Ainda tenho muito para aprender de técnica e regras, mas estou aqui”, declara Haline, aproveitando para afirmar “Precisa ter mais mulheres na modalidade”.

O time pernambucano Lampiões com o professor Saulo Oliveira ao centro
A atleta, Haline Clecia, orgulhosa em seu primeiro campeonato

Saulo Oliveira, professor de educação física da UFPE, Lampiões, afirma que ver esse evento acontecer foi a realização de um sonho. “Desde que conheci o RUGBY em cr em 2015 – um dos meus temas de pesquisa de doutorado – até ver as oficinas oferecidas pela ABRC em Recife e agora vendo os Lampiões jogando, é indescritível. O aprendizado, a convivência com outros atletas mais experientes tanto em quadra quanto nos alojamentos. Com certeza, esse batismo do primeiro campeonato foi um potencializador de nossas atividades e de todo o processo de aprendizagem que começou há um ano. Precisamos parabenizar os gestores da ABRC e que esse seja o primeiro de muitos”, descreve Saulo sobre sua experiência acadêmica e apadrinhadora do time pernambucano: Lampiões.

O Aberto de Rugby em CR de João Pessoa revelou talentos e contribuiu para divulgar a modalidade na região recebendo o presidente da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do estado do Rio Grande do Norte (SADEF-RN), Dário Gomes, e representando a Associação Atlético Antares, do estado de Alagoas, as graduandas de educação física, Bruna Sales e Nayara Nascimento, que vieram conhecer o RCR e desejam iniciar o fomento da modalidade em suas instituições.

A parceira Alphamix fez questão de prestigiar o primeiro evento do nordeste e como incentivo presenteou as equipes do Cetefe Lobos com Bolsa de rodas, Lampiões com Bolsa de rodas e eixo de rodas e Arretados com Cinto catraca.

Premiações individuais:

Melhor ponto Alto Délio Barros, Arretados e Melhor ponto Baixo Raul, Lampiões
Atleta destaque Rugby 5: Shaulin (Josenildo) ao lado da professora Elaine Souto
3º Lugar: Lampiões de Pernambuco
2º lugar foi para o Time Misto que dedicou o troféu para a Associação Antares
1º lugar: Arretados da Paraíba

Resultados Gerais

Rugby 5 (jogo1): Arretados A 15 x 12 B
Jogo 1: Arretados 36 x 35 Misto
Jogo 2: Lampiões 34 x 31 Cetefe
Rugby5 (jogo 2): Arretados A 19 x 4 Arretados B
Jogo 3: Arretados 40 x 31 Cetefe
Jogo 4: Lampiões 33 x 45 Misto
Jogo 6: Arretados 41 x 33 Lampiões
Final 3º Lugar: Lampiões 51 x 25 Cetefe
Final 1º Lugar: Arretados 37 x 31 Time Misto

O Rugby em Cadeira de Rodas é patrocinado pelas Loterias Caixa

Pular para o conteúdo