Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 tiveram início na manhã desta terça-feira (do Brasil), 24, com a realização da cerimônia de abertura no Estádio Nacional do Japão, que tiveram como tema “Nós temos asas”. Os medalhistas paralímpicos Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Evelyn Oliveira, da bocha, foram os porta-bandeiras do Brasil no evento, que contou com transmissão ao vivo dos canais Sportv2 e TV Brasil. Também participaram do desfile pela delegação brasileira a técnica da classe BC4 da bocha e staff da atleta Evelyn, Ana Carolina Alves, e o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Alberto Martins.
Segundo o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), serão 162 países, incluindo a Equipe Paralímpica de Refugiados, que participarão dos Jogos de Tóquio. No total, foram cerca de 6 mil atletas e integrantes de comissões técnicas que participaram da solenidade, além de 900 pessoas entre patrocinadores e convidados de honra. Também 3,5 mil jornalistas estiveram envolvidos na cobertura do evento.
O Estádio Nacional do Japão é um estádio multiuso localizado na região de Shinjuku, em Tóquio. O estádio foi utilizado para os Jogos de 1964, que também ocorreram na capital japonesa, e atualmente tem capacidade para receber 68 mil pessoas após ter recebido uma reforma. Porém, devido à pandemia da Covid-19, o evento não será aberto ao público durante a realização do evento neste ano.
A Seleção Brasileira masculina de goalball será a primeira a estrear pelo país. Joga contra a Lituânia já na noite desta terça, 24, às 21h (de Brasília), mesma data da cerimônia. A natação, segunda modalidade com o maior número de representantes, estreia no primeiro dia oficial de competições do evento, nesta quarta, 25, com grandes nomes da natação nacional e mundial na piscina do Centro Aquático de Tóquio.
Fonte e imagens: CPB e IPC
Comentários