Getting your Trinity Audio player ready...
|

Com a equipe Gladiadores (PR) conquistando o título, terminou, no último domingo (30), o XI Torneio de Penápolis. Considerado uma das mais tradicionais competições de Rugby em Cadeira de Rodas do Brasil, o evento chegou a sua 11ª edição em 2025 e abriu o calendário de clubes da temporada.
O campeonato reuniu, entre 28 e 30 de março, cinco equipes no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Antônio de Castilho Braga, o “Gigantão Azul”: Drakkar, de São Paulo (SP), Gigantes, de Campinas (SP), Gladiadores, de Curitiba (PR), Minas Quad Rugby, de Belo Horizonte (MG) e APA (MG), de Araguari (MG).
Todos os times participantes se enfrentaram em turno único com a melhor campanha sendo dos Gladiadores (PR), que venceram os seus quatro jogos e terminaram como campeões invictos. Em seguida, com três triunfos em quatro partidas, ficaram os Gigantes (SP), vice-campeões. Já a medalha de bronze ficou com o Minas Quad Rugby (MG), com duas vitórias e duas derrotas. Todos os jogos tiveram transmissão ao vivo no canal da ABRC no Youtube.
O XI Torneio de Penápolis foi organizado por Rodrigo Castilho Maciel, o “NarraAranha”, em parceria com Rotaract Club de Penápolis XV de Março, Prefeitura Municipal de Penápolis e apoio da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), Comitê Paralímpico Brasileiro, Loterias Caixa e Governo Federal.
“Foi uma grande honra para gente poder abrir o calendário de competições de 2025. Agradeço a cada um pelo esforço e disponibilidade em estar este final de semana com a gente aqui em Penápolis. Agradeço à ABRC e ao presidente José Higino pelo apoio, sem o qual não conseguiríamos realizar o evento”, declarou NarraAranha.
Realizado pela primeira vez em 2011, o Torneio de Penápolis sofreu paralisações durante a pandemia, foi retomado em 2022, e teve mais um hiato em 2023. Voltou a ser realizado em 2024, já com a participação de NarraAranha a frente da organização.

Classificação Final:
Campeão – Gladiadores (PR)
Vice-Campeão – Gigantes (SP)
Medalha de Bronze – Minas (MG)
Prêmios Individuais:
MVP – Rodolfo Polidoro – Gigantes (SP)
Melhor 0.5 – Bruno Landgraf – Drakkar (SP)
Melhor 1.0/1.5 – José Gildevan – APA (MG)
Melhor 2.0/2.5 – Moisés Domingues – Gladiadores (PR)
Melhor 3.0/3.5 – Heitor – Drakkar (SP)
Confira os resultados da competição:
28/03
Jogo 1 – Drakkar (SP) 36 x 45 Minas (MG)
Jogo 2 – Gigantes (SP) 38 x 55 Gladiadores (PR)
29/03
Jogo 3 – Gladiadores (PR) 51 x 25 Drakkar (SP)
Jogo 4 – Minas (MG) 56 x 32 APA (MG)
Jogo 5 – Drakkar (SP) 44 x 56 Gigantes (SP)
Jogo 6 – APA (MG) 22 x 60 Gladiadores (PR)
Jogo 7 – Gigantes (SP) 50 x 38 Minas (MG)
30/03
Jogo 8 – APA (MG) 36 x 47 Drakkar (SP)
Jogo 9 – Minas (MG) 23 x 50 Gladiadores (PR)
Jogo 10 – Gigantes (SP) 62 x 18 APA (MG)
Assessoria de Comunicação da ABRC – Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (comunicacao@rugbiabrc.org.br)
O Rugby em Cadeira de Rodas conta o apoio da Coloplast e Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocínio das Loterias Caixa.
Comentários