Cerca de 20 peças estarão expostos para apreciação e visitação pelo público na sede da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, no Centro do Rio de Janeiro
É em meio às Paralimpíadas de Tóquio 2020 que atletas paralímpicos serão homenageados e prestigiados na exposição “Gigantes Paralímpicos”, que irá resgatar a história dos ídolos do esporte com deficiência do Estado. A partir do dia 30 de agosto, o evento, que acontece através da Superintendência de Inclusão e Ações Sócias Esportivas, da Secretaria de Estado de Esporte Lazer e Juventude e do apoio institucional da Andef -Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos, abre para visitação para o público na sede do órgão estadual, no centro do Rio.O esporte é uma verdadeira arma a favor de muitas lições que nossa sociedade precisa, respeito à inclusão social e às medidas de acessibilidade, para que mais e mais pessoas com deficiência tenham seu potencial explorado, inspirando outras pessoas a se superarem através da prática esportiva, mas não necessariamente para se tornarem atletas, mas se tornarem campeões e vencedores frente aos obstáculos enfrentados na própria vida, afirma Leandro Alves, Secretário de Esporte, Lazer e Juventude.
A exposição é inédita e destaca a história e as conquistas dos mais de 30 medalhistas paralímpicos do Rio de Janeiro, por meio de itens personalíssimos como fotos, medalhas originais de todas as edições das Paralimpíadas, de 1984 a 2016, além das tochas olímpicas originais de Atenas de 2004, Londres de 2012, e a paralímpica e olímpica de 2016.
Luiz Cláudio Pereira – Nosso presidente da ABRC, também será homenageado na exposição. Confira suas conquistas:
Classes: 1C e THW4
» Ouro no arremesso de peso em Stoke Mandeville-1984
» Ouro no lançamento de dardo em Stoke Mandeville-1984
» Prata no lançamento de disco em Stoke Mandeville-1984
» Prata no pentatlo em Stoke Mandeville-1984
» Ouro no arremesso de peso em Seul-1988
» Ouro no lançamento de dardo em Seul-1988
» Ouro no lançamento de disco em Seul-1988
» Prata no pentatlo em Seul-1988
» Ouro no arremesso de peso em Barcelona-1992
Luiz Cláudio Pereira é até hoje um dos maiores nomes do esporte paralímpico brasileiro. Foi por muito tempo o recordista em número total de medalhas conquistadas. Ao longo de sua vitoriosa carreira, subiu ao lugar mais alto do pódio paralímpico seis vezes. Além disso, ficou com a prata em outras três oportunidades.
Luiz Cláudio foi tricampeão do arremesso de peso nos Jogos de Stoke Mandeville-1984, Seul-1988 e Barcelona-1992. Nos lançamento de dardo e de disco, o brasileiro foi bicampeão em 1984 e 1988. Depois de se aposentar das pistas, foi vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Exposição – O espaço também fará uma retrospectiva com originais de próteses antigas e mais atuais usadas por atletas paralímpicos, feitas com tecnologias modernas e sofisticadas, mostrando os avanços tecnológicos implementados no campo da medicina, que impactaram positivamente no conforto para melhor adaptação e melhoria dos movimentos dos atletas durante a execução das provas. O evento proporciona uma homenagem aos campeões e enaltece suas contribuições através do esporte, instrumento de luta pela inclusão social e de transformação da sociedade.
Serviço
Data e hora: 30 de agosto – 11h.
Local: Av. Presidente Vargas, 409 – 21º Andar – Sede Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude
Mais informações: www.instagram.com/esportelazerejuventuderj
Comentários