Getting your Trinity Audio player ready...
|
O primeiro dia do XVI Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas marcou o debute de duas novas equipes no cenário nacional. Nesta terça-feira (24), o Arretados, de João Pessoa (PB) e o Drakkar, de São Paulo (SP), recém-filiados a ABRC, disputaram pela primeira vez a 2ª Divisão do torneio mais importante do Rugby brasileiro.
Times da 1ª e 2ª divisões durante a Cerimônia de Abertura do XVI Campeonato Brasileiro de RCR, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Foto Ale Costa
Representando o Nordeste de forma inédita, o Arretados (PB) entrou em quadra no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), primeiro para enfrentar o tradicional Minas Quad Rugby (MG), equipe quatro vezes campeã brasileira e que joga a 2ª Divisão após o descenso em 2023.
Neste contexto, o placar final elástico de 51 a 07 a favor dos mineiros, não abalou os paraibanos, que aproveitaram a chance de se testarem num cenário até então inexplorado.
“Tínhamos uma noção do que enfrentaríamos. O Minas é uma equipe que veio da 1ª Divisão, que conta com jogadores da Seleção Brasileira inclusive. Então, para gente tudo é um grande aprendizado”, avaliou André Martins, atleta do Arretados (PB).
O time da Paraíba ainda entrou em quadra em mais uma oportunidade no período da tarde, desta vez contra o CETEFE (DF). Chegaram a liderar o placar por dois períodos, mas na segunda metade da partida sofreram a virada. O placar final foi 50 a 35, a favor dos candangos.
Equipe Arretados. Foto Victor Gonçalves
“Para gente é um grande orgulho e uma grande emoção disputar o Brasileiro. Somos uma equipe nova, que está há dois anos, dois anos e meio em atividade. Somos um time que está crescendo, que tem uma boa harmonia e muita gente comprometida. Estamos muito felizes em viver este momento”, declarou Martins.
Quem também estreou em Campeonato Brasileiro foi o Drakkar (SP), que enfrentou o IREFES (ES) em seu único jogo nesta terça-feira. Lidando com o nervosismo e ansiedade natural de uma estreia, os paulistas fizeram um jogo bastante disputado e físico, embora a vitória tenha terminado com os capixabas, 50 a 32.
“Toda estreia, ainda mais com um time novo, é sempre difícil. Estou desde 2008 no Rugby e sempre a estreia é complicada. A gente quer mostrar para todo mundo para o que veio, mostrar a cara do nosso time, que está se formando aos poucos”, relatou Rafael Yamana, atleta do Drakkar. “Erramos algumas coisas muito por conta da pressão deles, que foi muito boa e difícil de sair. E erramos outras coisas que poderíamos ter acertado. Mas essas são situações que acontecem em estreias”, completou.
Para conferir todos os resultados e próximos jogos do XVI Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas acesse os Boletins Oficiais:
O XVI Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas é apoiado pelo CBCP – Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, Coloplast, Alphamix, Comitê Paralímpico Brasileiro e Loterias Caixa/Governo Federal.
Comentários