Em live nesta quarta-feira, 18/12, o técnico Benoit Labrecque e o coordenador de Alto Rendimento da ABRC anunciaram os 24 atletas selecionados para o Programa Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas 2025.

Técnico Benoit Labrecque durante a avaliação de arremesso do atleta Rodolfo Polidoro (Foto: Isa Luchtenberg/ABRC)

As inscrições para try out acontecem anualmente e qualquer atleta pode se candidatar. Esse ano foram 69 inscritos, dos quais 35 passaram para a fase da seletiva, que foi realizada em Vitória (ES), no início do mês.  Todos os candidatos realizaram testes de alto rendimento e foram avaliados por uma comissão técnica, liderada por Benoit.

O Programa Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas é formado por 24 atletas, que deverão, ao longo do ano 2025, participar das semanas de treinamento, reuniões on-line e bateria de exames, visando futuras convocações.  O primeiro compromisso do ano será em janeiro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP) com a participação de todos os selecionados.

Durante a live de revelação, o técnico da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, ao lado do coordenador de alto rendimento da ABRC, Ricardo Tanhoffer, detalharam a importância de cada classe funcional. “Os nomes selecionados mesclam atletas com mais e menos experiência, será um grupo de trabalho bem interessante”, descontraiu o técnico que seguiu o anúncio dos selecionados destacando a classe funcional 0.5 com o maior número de selecionados que “formam um grupo interessante com atletas que estão estreando ao lado daqueles com grande experiência, um vai impulsionar o outro. Essa classe também é muito importante para o trabalho com a formação dos lines com os 3.5”.

Esse grupo escolhido terá uma grande responsabilidade em 2025, como explicou Tanhoffer sobre os eventos que estão por vir, “em especial a Copa América, que o Brasil vai sediar pela primeira vez e será o campeonato mais importante do calendário para o próximo ano”. O evento será realizado de 8 a 16 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

Mulheres no Alto rendimento

Hawanna Cruz Ribeiro e Cleonete de Nazaré Reis faziam parte dos 35 atletas escolhidos para disputar o try out, porém não puderam participar da seletiva, em função da convocação para a Women´s Cup 2024, na França, realizada no mesmo período. Elas integraram a delegação que fez história representando o Brasil em sua primeira formação exclusivamente feminina.

O bom desempenho delas chamou a atenção do técnico e agora elas integram o Programa Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas.

Conheçam os 24 atletas selecionados divididos em por classe funcional

Atletas 0.5

André Luiz de Castro Ferreira – SANTER

Cauê Borges Maia – RONINS

Gabriel de Souza Simplício – GIGANTES

Gilson Dias Wirzma Junior – SANTER

Hawanna Cruz Ribeiro – SANTER

Lucas Junqueira – RONINS

Atletas 1.0

Antônio Carlos Martins Braga – SANTER

Marcelo de Oliveira Monteiro – SANTER

Atletas 1.5

Davidson Daniel Oliveira Alves – BSB

Guilherme Figueiredo Camargo – MINAS

Victor Luis Costa Caldeira – ADEACAMP

Atletas 2.0

Marcílio Nunes dos Santos – ADEACAMP

Rafael Hoffmann – GLADIADORES

Weberson da Cruz Rodrigues – BSB

Atletas 2.5

Alexandre Taniguchi – GIGANTES

Daniel da Silva Gonçalves – SANTER

Mateus Carneiro – CETEFE

Rodolfo Fernando Polidoro – GIGANTES

Atleta 3.0

Alexandre Vitor Giuriato – GIGANTES

Atleta 3.5

Cleonete de Nazaré Reis – ADEACAMP

Erick de Jesus Silva – RONINS

Gabriel Feitosa de Lima – SANTER

Julio Cezar Braz da Rocha – SANTER

Thalys Juca – GIGANTES

Assessoria de Comunicação da ABRC – Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (comunicacao@rugbiabrc.org.br)

O Rugby em Cadeira de Rodas conta o apoio da Coloplast e Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocínio das Loterias Caixa.