Nesta segunda-feira, 13, teve início o 2023 Campeonato Sul-Americano de Rugby em Cadeira de Rodas, reunindo seleções da Argentina, Brasil (time principal e Brasil Desenvolvimento),Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai, com disputas ocorrendo entre as equipes pela manhã, precedendo a cerimônia de abertura às 14h30, iniciando assim um importante ciclo para a modalidade com o primeiro sediar desta competição no Brasil.
Na cerimônia, após a apresentação de todas as equipes, mais o corpo de voluntários, o Presidente da ABRC José Higino de Oliveira Souza passou a palavra para o Vice-Presidente do Comitê paralímpico Brasileiro (CPB) Yohansson Nascimento, que deu ênfase à unidade e à identidade esportiva sul-americana, bem como a utilidade das instalações do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em acolhida às seleções hermanas presentes para a competição.
“Porque, para ter um rugby forte no Brasil, precisamos que os países vizinhos também tenham um rugby forte, para jogarmos entre a gente, trocarmos experiência. Se a gente conseguir fortalecer nossos vizinhos hermanos, isso não só auxilia o avanço coletivo como também ajuda a modalidade em nossos países.”, ressalta Higino sobre a importância desse campeonato. Por fim, a ocasião contou com os juramentos desportivos evocados pela jogadora colombiana Paola Martinez, o técnico paraguaio Carlos Fleitas, Aldre Tanhoffer coordenadora de classificação do evento e o Luis Claudio, coordenador de de arbitragem da ABRC.
A competição ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo, SP, com as chaves sendo concluídas até o dia 14 e a final no dia 15. O evento está aberto ao público diarimente a partir das 9h30. A entrada é gratuita. Jogos transmitidos ao vivo pelo nosso canal no YouTube: ABRC Rugby.
O Rugby em Cadeira de Rodas é patrocinado pelas Loterias Caixa
Comentários