Getting your Trinity Audio player ready...

Arretados (PB) e Drakkar (SP) participam pela primeira vez da principal competição do país

O XVI Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas terá duas grandes novidades na disputa da 2ª Divisão. Filiadas em 2024, as equipes Arretados, de João Pessoa (PB), e Drakkar Quad Rugby, de São Paulo (SP), fazem suas estreias na competição nacional. O Campeonato conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, Comitê Paralímpico Brasileiro, Loterias Caixa, Coloplast e Alphamix.

A equipe Arretados (PB) é a primeira da região Nordeste a compor o quadro de filiados da ABRC, depois de fazer parte do Polo de Desenvolvimento durante 2023. A equipe é ligada ao Laboratório de Estudos e Pesquisa em Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiência (Lepafa-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba.

“Estamos fazendo história, de fato. O projeto tem três anos e agora começamos a colher os frutos. Os atletas estão empolgados, querem experimentar, vivenciar, aprender, conhecer a estrutura do CT Paralímpico. Somos uma equipe iniciante, mas organizada a ponto de participar do Brasileiro. É gratificante ver que o trabalho diário está dando resultados”, celebrou Daniela Silveira, treinadora do time paraibano.

Para a disputa do Brasileiro, o Arretados (PB) contará em seu elenco com alguns atletas oriundos da equipe Lampiões, de Recife (PE) – time que segue ligado ao Polo de Desenvolvimento – formando um verdadeiro esquadrão nordestino.

Equipe Drakkar em sua participação no Torneio Regional Paulista (foto @well_fotos2)

Já o Drakkar Quad Rugby surgiu a partir da iniciativa de um grupo de atletas de São Paulo que já praticava o Rugby e que se uniu para fundar a nova agremiação. A equipe conta com a parceria do Instituto Entre Rodas, tradicional instituição da capital paulista que luta pelos direitos da pessoa com deficiência.

“A gente fica ansioso, mas uma ansiedade boa. Queremos dar esse passo importante. Em quadra, vamos procurar colocar nosso jogo em prática e buscar o melhor resultado. Esperamos que a gente possa ajudar o rugby a crescer trazendo mais atletas e ajudando outras equipes a desenvolverem o esporte”, declarou Bruno Landgraf, atleta e um dos fundadores do Drakkar.

Além dos estreantes Arretados (PB) e Drakkar Quad Rugby (SP), disputam o acesso à elite as equipes CETEFE Lobos (DF), IREFES (ES), Minas Quad Rugby (MG), MSB Quad Rugby (SP).

Fórmula de Disputa

Na fase de classificação, as seis equipes estão dispostas em um só grupo e todas se enfrentam em turno único. Ao final desta fase, o ranqueamento das equipes define os confrontos da segunda fase. 1° e 2° colocados disputam a decisão, enquanto 3º e 4º disputam a medalha de bronze, já 5º e o 6º colocados duelam pelo quinto lugar. O campeão da 2ª Divisão garante acesso à elite em 2025.

Todos os jogos terão transmissão do Canal da ABRC no Youtube.

Acesse aqui a tabela dos jogos da 2ª divisão.

2ª DIVISÃO

Grupo Único Arretados (PB)
CETEFE Lobos (DF)
Drakkar Quad Rugby (SP)
IREFES (ES)
Minas Quad Rugby (MG)
MSB Quad Rugby (SP)

Pular para o conteúdo