De 12 a 14 de julho/24, a cidade de Ribeirão Preto (SP) recebe a edição 2024 do Torneio Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas, que reúne as cinco equipes do estado de São Paulo filiadas à Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).

ADEACAMP e Gigantes, de Campinas, Drakkar Quad Rugby e Ronins, da capital São Paulo, e MSB Quad Rugby, de Bebedouro, estão na briga pelo título de campeão regional, em disputa que será realizada na quadra da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EEFERP USP. Todos os jogos contam com transmissão pelo canal ABRCRugby no Youtube.

Esta será a primeira vez que a cidade do interior paulista recebe uma competição do calendário oficial do Rugby em Cadeira de Rodas. E para o secretário de esportes do município Erik Avila esta é uma oportunidade de divulgar a modalidade na região e de estimular os jovens que compõem a escolinha de Rugby no Centro de Referência, iniciativa que é mantida com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e da ABRC.

“Ribeirão Preto possui, em uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes com Comitê Paralímpico Brasileiro, um Centro de Referência Paralímpico que já atende a várias modalidades. Com o acordo entre o Centro de Referência, Secretaria de Esportes, CPB e a ABRC pensou-se em criar também uma escolinha de rugby. Partiu daí a proposta de, para incentivar a modalidade, trazer um Torneio Regional para a cidade. Casamos a ideia do lançamento da escolinha com a vinda dessa competição”, explicou Avila.

Atuais campeões do torneio, os Gigantes chegam embalados pelo título da Copa Paraná, conquistado no último mês de junho, e trazem duas importantes novidades na equipe em relação a 2023. Chegaram à equipe o experiente Alexandre Taniguchi (2.5), jogador da Seleção Brasileira e ex-Ronins, e Giuliano de Castro (2.0), campeão brasileiro no último ano com o Santer Vikings.

“Conheço alguns companheiros da Seleção Brasileira, então tem sido tranquilo jogar junto com eles na nova equipe. Todos são próximos, o que tem ajudado em nossa preparação.  Temos muitas coisas para melhorar ainda, e damos um passo de cada vez” destacou Taniguchi, que além de atleta, ocupa temporariamente também a função de treinador, já que a técnica do time de Campinas, Ana Ramkrapes está no exterior em compromissos acadêmicos. “No time tudo é decidido em conjunto. Desde o início do ano seguimos o planejamento da Ana e damos continuidade daqui”, completou.

Em 2024 o Regional Paulista também conta com uma novidade que é a estreia da equipe Drakkar Quad Rugby, novo time da capital São Paulo, ligado ao Instituto Entre Rodas. A equipe nasceu da reunião de atletas que já praticavam o esporte em outras agremiações, e tem como um dos líderes da iniciativa o jogador Bruno Landgraf.

“Esses primeiros seis meses com o Drakkar foram muito bons, temos uma estrutura ótima com o Instituto Entre Rodas, com pessoas que gostam do que estão fazendo e se desdobram para que os atletas possam se dedicar aos treinos e dar o máximo dentro de quadra”, destacou Landgraf. “Conseguimos treinar de três a quatro vezes por semana com o time junto, além da parte física separados. Buscamos nos entrosar bem para o campeonato e queremos competir de igual para igual com os demais times”, completou o atleta.

Realizados a partir de 2022, os Torneio Regionais foram desenvolvidos com o objetivo de proporcionar um maior número de jogos durante o ano para os times de Rugby em Cadeira de Rodas, estimulando o desenvolvimento das equipes e dos atletas pelo país.

Os dois primeiros colocados no Torneio Regional Paulista também garantem vaga na Copa dos Campeões, competição que reunirá as melhores equipes de cada parte do país entre os dias 04 e 09 de dezembro 2024, em sede a definir.

Confira a programação do Torneio Regional Paulista 2024:

13/07 (Sábado)

Jogo 1 – (09h00) Ronins x ADEACAMP

Jogo 2 – (11h00) Drakkar x Gigantes

Jogo 3 – (14h00) MSB x Ronins

Jogo 4 – (16h30) Gigantes x ADEACAMP

Jogo 5 – (19h00) Drakkar x MSB 

23/06 (Domingo)

Jogo 6 – (08h00) Drakkar x Ronins

Jogo 7 – (10h30) Gigantes x MSB

Jogo 8 – (13h00) ADEACAMP x Drakkar

Jogo 9 – (14h30) Ronins x Gigantes

Jogo 10 – (16h00) MSB x ADEACAMP

Premiação e Encerramento – (17h30)

O rugby em cadeira de rodas é patrocinado pela Coloplast e Loterias Caixa.

Pular para o conteúdo