Getting your Trinity Audio player ready...
|
Durante a semana de treino para o fomento, realizada pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) na Andef (RJ), de 13 a 19 de outubro, o Brasil recebeu as seleções Argentina, Chilena e Colombiana para um período de treinamento e jogos intensos na Copa 4 Nações Sulamericanas de Rugby em Cadeira de Rodas.
Seleção Colômbiana de Rugby em Cadeira de Rodas com o troféu de 1º Lugar na Copa 4 Nações de Rugby em Cadeira de Rodas
Foram três dias de treinos e quatro de jogos, valendo o título da 1ª edição da Copa 4 Nações Sulamericanas de Rugby em Cadeira de Rodas. Brasil e Colômbia chegaram a final com apenas uma derrota cada, mas no clássico final, ‘Los Anteojosos’, conquistaram o Ouro vencendo os brasileiros por 50 x 38. Colômbia. Na disputa pelo bronze, a Argentina levou a melhor, deixando os Chilenos na lanterna, com o placar 64 x 28.
No último confronto entre as seleções, nos Jogos Parapanamericanos de Santiago 2023, o Brasil venceu a Colômbia por 55 x 48, garantindo o bronze inédito para o país. Em casa, em 2022, os brasileiros conquistaram o ouro do Sulamericano de RCR, vencendo os colombianos.
Para o técnico da Colômbia, Santiago Montoya Arteaga, a importância da participação na semana de fomento foi “acima de tudo para conhecer novos atletas e novas formações”. Em quadra, o técnico usou formações diferentes de “lines” escalando atletas com mais e menos experiência.
“Foi importante estar aqui, ficamos muito felizes com a vitória, que nos dá confiança e sabemos que podemos dar muito mais. Esse resultado nos abre as portas para seguir trabalhando e crescendo”, analisou Arteaga, orgulhoso com o desempenho da equipe.
A vice-campeã: a Seleção Brasileira e a Seleção Argentina, que ficou em 3º lugar
A oportunidade de unir atletas de elite da seleção com os recém-escalados é um dos objetivos apontados pelo presidente da ABRC, José Higino, que desde que assumiu a gestão, aumentou o calendário de competições nacionais e internacionais com sede no Brasil. Para o presidente, a Seleção Nacional fez uma boa participação na Copa, “jogando bem contra a Argentina, que trouxe sua seleção principal e a Colômbia, que também estava com seus principais atletas”.
“Fizemos esse campeonato durante a semana de treino para o fomento com a intensão de trazer um ‘mix’ de atletas experientes com atletas novos. Aproveitamos para convidar as equipes da América do Sul para participar dos treinos, e depois jogos. O objetivo da semana foi atingido, que foi desenvolver o rugby na América do Sul em especial, os novos atletas puderem vivenciar uma competição internacional de alto nível”, explica Higino sobre um dos objetivos do evento, que será incluído no calendário sulamericano de competições da modalidade.
Crescimento do calendário internacional de competições
O Brasil sediou a primeira edição da Copa 4 Nações Sulamericanas de Rugby em Cadeira de Rodas. Para 2025 o torneio terá a Colômbia como sede, Chile em 2026 e a Argentina em 2027.
Esse campeonato, em meio a semana para o fomento, surgiu com o propósito de promover o rugby em cadeira de rodas aumentando o número de competições internacionais e “serve como uma base de preparatório para a Copa América, no próximo ano para que a gente possa buscar uma medalha no evento que vamos sediar”, avaliou Higino.
Em 2025, o Brasil será sede da Copa América, principal evento da modalidade no continente no calendário da World Wheelchair Rugby (WWR), que será realizado de 8 a 16 de julho, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.
Os jogos do 4 Nações estão disponíveis no canal ABRCRugby e as fotos na plataforma Flickr.
Abrc, aqui o rugby é pra valer.
Resultados:
Jogo 01: Brasil 63 x 10 Chile
Jogo 02: Argentina 30 x 51 Colômbia
Jogo 03: Brasil 59 x 44 Argentina
Jogo 04: Colômbia 55 x 27 Chile
Jogo 05: Chile 18 x 63 Argentina
Jogo 06: Colômbia 54 x 53 Brasil
Jogo 07:Argentina 51 x 56 Brasil
Jogo 08: Chile 36 x 39 Colômbia
Jogo 09: Chile 19 x 55 Brasil
Jogo 10: Colômbia 46 x 43 Argentina
Jogo 11: Argentina 64 x 22 Chile
Jogo 12: Brasil 56 x 25 Colômbia
Jogo 13: Argentina 64 x 28 Chile
Jogo 14: Brasil 38 x 50 Colômbia
Ranking:
1º Lugar: Colômbia
2º Lugar: Brasil
3º Lugar: Argentina
O Rugby em Cadeira de Rodas é apoiado pela Coloplast e Comitê Paralímpico Brasileiro com o patrocínio das Loterias Caixa/Governo Federal.
Comentários