A chapa Aliança dos Atletas Paralímpicos (AAP) foi a vencedora do processo eleitoral que elegeu o novo Conselho de Atleta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nesta quarta-feira, 23. Agora, o exercício do novo Conselho de Atletas, que será presidido pelo atleta de goalball Leomon Moreno, será até junho de 2025, quando ocorrerá nova eleição.
Tão logo o processo de votação foi finalizado, o membro da comissão eleitoral Paulo Victor Losinkas comunicou os presidentes das duas chapas que concorreram na votação: Leomon Moreno, da Aliança dos Atletas Paralímpicos (AAP), e o velocista de atletismo Lucas Prado, da Esporte para Todos.
A eleição eletrônica foi realizada das 9h às 17h e contou com 186 votos por meio de link enviado pelo email para os participantes. O resultado oficial final apontou vitória da AAP por 139 a 47 votos.
A chapa Aliança dos Atletas Paralímpicos (AAP) é composta por 15 membros: Leomon Moreno da Silva (goalball); Lúcia da Silva Teixeira Araújo (judô); Ricardo Steinmetz Alves (futebol de 5); Édson Cavalcante Pinheiro (atletismo); Nathalie Filomena de Lima Silva (vôlei sentado); Evani Soares da Silva Calado (bocha); Márcia Cristina de Menezes (halterofilismo); Ana Carolina Duarte Ruas Custódio (goalball); Alana Martins Maldonado (judô); Simone Camargo Rocha (goalball); Verônica Silva Hipólito (atletismo); Renato de Oliveira Leite (vôlei sentado); Phelipe Andrews Melo Rodrigues (natação); Daniel de Faria Dias (natação); e Israel Pereira Stroh (tênis de mesa).
“Este processo eleitoral foi histórico para o CPB por contar com a maior quantidade de atletas participantes no pleito. Dentro da nossa gestão, inauguramos mais uma nova fase no Movimento Paralímpico e pretendemos deixar isso como um legado para as próximas gerações de atletas: que participem mais das decisões do esporte paralímpico”, celebrou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco em Atenas 2004 e Pequim 2008, e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
“É uma felicidade não só para mim, mas todos os componentes da nossa chapa. Foi um trabalho em conjunto em função de todos os atletas, de todas as modalidades que têm o interesse em ver a evolução do esporte paralímpico”, completou Leomon Moreno.
Criado em 2009, o Conselho de Atletas (CA) tem como objetivo a representação dos atletas dentro do CPB. Os membros do Conselho devem ter diálogo aberto com a diretoria executiva do CPB, a fim de levantar questões, desenvolver projetos e fomentar discussões, sempre em prol dos atletas e do Movimento Paralímpico. Além disso, membros do Conselho de Atletas participarão da Assembleia Geral do CPB, respeitando a proporção destinada a atletas.
Além disso, como presidente do Conselho de Atletas, Leomon Moreno também será o representante dos atletas no Conselho de Administração do CPB.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Comentários