ABRC convida as seleções dos países vizinhos para participar do Torneio 4 Nações Sulamericanas de Rugby em Cadeira de Rodas durante semana de treinamento
A Semana de treinamento para o Fomento da Modalidade começou neste domingo (13) e vai até o domingo (20), na Andef, em Niterói (RJ). Além dos treinos e avaliações com seus técnicos, as Seleções do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia disputaram o Torneio 4 Nações Sulamericanas de Rugby em Cadeira de Rodas.
Paola, da Colômbia, e Júlio Braz, Brasil, disputam a posse da bola no Sul-Americano de RCR em 2023 (foto Isa Luchtenberg/ABRC)
Em 2023, em Recife, atletas iniciantes da região Nordeste treinaram e competiram ao lado da Seleção Brasileira no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães. A Semana de desenvolvimento faz parte de uma nova iniciativa da ABRC, que além dos cinco encontros anuais da Seleção Brasileira, incluiu no calendário uma semana dedicada a fomentar a modalidade.
O objetivo do evento é promover a integração e fortalecer o rugby em cadeira de rodas. Dessa vez, o encontro recebe seleções, que mesclaram no elenco atletas com mais e menos experiência. Essa é a segunda vez que a atual gestão da ABRC, recebe países vizinhos para um torneio. O Brasil foi anfitrião e campeão do 1º Sul-Americano de RUGBY em Cadeira de Rodas, que aconteceu em março de 2023, em São Paulo.
“Encontros como esse são importantes para o aprimoramento das equipes, dando rodagem e oportunidade de atletas com menos experiência participem de jogos com atletas de elite de outros países. Além disso, são poucos eventos esportivos na América do Sul, e esperamos com essa iniciativa contribuir para o crescimento e visibilidade do rugby em cadeira de rodas sul americano”, pontuou José Higino, presidente da ABRC.
As equipes já estão dividindo a quadra da Andef para seus treinos. A partir de quarta-feira (16), você acompanhará a disputa do Torneio 4 Nações Sulamericanas de Rugby em Cadeira de Rodas, pelo canal YoutubeABRCRugby.
O Rugby em Cadeira de Rodas conta com o apoio da Coloplast, Comitê Paralímpico Brasileiro e Loterias Caixa/Governo Federal.
Comentários