Getting your Trinity Audio player ready...
|
Pela primeira vez em sua história, o Brasil terá uma Seleção Feminina de Rugby em Cadeira de Rodas. A iniciativa inédita em território nacional acontece para a disputa da Women’s Cup 2024, evento com a participação de equipes exclusivamente compostas por mulheres. A competição acontece de 02 a 08 de dezembro, em Paris, na França.
A Women’s Cup, organizada pela CAP SAAA Paris em conjunto com a World Wheelchair Rugby (WWR) chega à sua quarta edição – anteriormente, foi disputada nos anos de 2015, 2017 e 2023 – e se consolida como uma referência para o Rugby em Cadeira de Rodas Feminino. Ela faz parte de um importante movimento internacional de promoção da modalidade entre as mulheres, objetivo que também é partilhado pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas – ABRC.
“Este campeonato é um marco histórico não só para o Rugby em Cadeira de Rodas Brasileiro, mas Mundial, no caminho de fortalecer a participação feminina na modalidade. O Brasil está muito feliz com todo o apoio que conseguiu com a CAP SAAA Paris e em especial pelo apoio da Secretaria Nacional de Paradesporto, que fez possível essa viagem acontecer. Tenho certeza de que essa equipe vai representar muito bem o Brasil e fazer história dentro e fora de quadra”, declarou José Higino, presidente da ABRC.
O Brasil levará à Paris uma delegação formada 100% por mulheres, com 8 atletas e tendo no comando a técnica Beatriz Lucena, treinadora da equipe CETEFE Lobos (DF) e integrante da equipe técnica de Benoit Labrecque na Seleção Brasileira. Ela foi uma das três treinadoras mulheres que atuaram no Campeonato Brasileiro de 2024 e também entrou para a história do Rugby Feminino ao dirigir a primeira equipe 100% feminina em uma edição do campeonato nacional, quando comandou a equipe CETEFE Lobos Feminino (DF) na edição de 2023.
“Ser escolhida pela ABRC para liderar essa seleção é, para mim, muito mais do que uma honra – é um compromisso com o fortalecimento da modalidade e com a ampliação da participação feminina no paradesporto. Estamos abrindo novos caminhos para o rugby em cadeira de rodas e, acima de tudo, abrindo caminhos para as futuras gerações de atletas mulheres”, comentou Beatriz. “É uma honra e um privilégio testemunhar e contribuir para o avanço das mulheres no rugby em cadeira de rodas. Sinto uma imensa alegria em estar diretamente envolvida nesse marco histórico”, completou a treinadora.
Além de Beatriz, como treinadora, toda a comissão técnica, composta por médica, enfermeira, fisioterapeuta e chefe de missão também será formada exclusivamente por mulheres.
“A Seleção Feminina de Rugby em Cadeira de Rodas é uma realidade. Após 16 anos de Rugby em Cadeira de Rodas no Brasil, partiremos com a primeira delegação totalmente feminina rumo à Paris, para o Women’s Cup 2024. E vamos viajar com duas grandes missões: a de representar o país e de se juntar nesse movimento internacional para promover o Rugby feminino”, declarou Thelma Vidales, que atuará como Chefe de Missão da Seleção Brasileira na competição.
A Women’s Cup 2024 contará com a participação de oito equipes, incluindo as seleções de Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Espanha e Brasil, e também outras três equipes combinadas com atletas de diferentes países, como Austrália, Japão, Coreia do Sul, Irlanda, Canadá, Suíça, Áustria, Itália e Nova Zelândia.
Na delegação brasileira, além das oito atletas convocadas por Beatriz Lucena, haverá uma jogadora convidada, a chilena Jeny Carolina Barraza Jara. A iniciativa tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento do Rugby Feminino também nos vizinhos sul-americanos.
Todos os jogos da competição serão realizados no Halle Georges Carpentier, entre os dias 04 e 07 de dezembro, com ajustes nas regras de duração da partida. Na fase de grupos os confrontos terão a duração de quatro períodos de seis minutos. Já na fase final serão quatro períodos de oito minutos cada. Os confrontos terão transmissão por meio do canal no Youtube @wheelchairrugbyfrance.
Women’s Cup 2024
Período: 02 a 08 de dezembro (Partidas de 04 a 07 de dezembro)
Local: Halle Georges Carpentier – Paris, França
Transmissão: Youtube Wheelchairrugbyfrance.
Site Oficial: https://womenscup-rugbyfauteuil.com/
Instagram: @womens_cup_wheelchair_rugby
Comentários