Getting your Trinity Audio player ready...

A Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas encerrou, na madrugada deste domingo (28), a participação no Japan Para Championships com a conquista do vice-campeonato. Na grande final do torneio, realizado em Chiba, no Japão, o Brasil encarou a forte seleção japonesa e acabou superado por 55 a 43.

Brasil e Japão durante a cerimônia de prêmiação no Japan Para Championships

O vice-campeonato no torneio realizado na Ásia dá sequência aos bons resultados recentes do time brasileiro, que em 2023 ficou com o título da Germans Nation Cup e conquistou a inédita medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.

“Na final contra o Japão nós começamos um pouco mal, mas os outros três quartos foram muito bons para a gente, com apenas sete desperdícios de bola nos três períodos.Os jogadores evoluíram muito durante o torneio. Tivemos alguns jogadores novos na equipe para testar e eles responderam muito bem”, avaliou o técnico Benoit Labrecque.

Além do Brasil, o Japan Para Championships contou com a participação do Japão, atual 3º colocado no ranking mundial da World Wheelchair Rugby (WWR), a federação internacional de rugby em cadeira de rodas, e também da Alemanha, que ocupa a 9ª posição. A Seleção Brasileira é a 11ª colocada.

Na competição, as equipes se enfrentaram três vezes cada na fase de classificação. Contra os japoneses, o Brasil não conquistou vitórias. Já diante dos alemães, somou dois triunfos em três confrontos, um deles de maneira emocionante pela diferença de apenas um try (56 a 55), o que garantiu a classificação heroica à final.

Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas junto com a equipe técnica exibindo a medalha de 2º lugar no Japan Para Championships

O Japan Para Championships foi o primeiro campeonato do Brasil em 2024 e serve como preparação para o Qualificatório de Paris 2024, que será realizado em março, em Wellington, Nova Zelândia, onde a equipe brasileira disputa uma das três vagas restantes para os Jogos Paralímpicos.

“Essa competição foi muito importante para nós como preparação para o Torneio Qualificatório. Tivemos a chance de jogar novamente contra a Alemanha, que é uma das favoritas para uma vaga em Paris, e passamos uma mensagem que podemos vencer”, disse Benoit Labrecque. “Outra coisa que foi importante para nós nesta viagem é que foi quase uma cópia da que teremos que fazer para a Nova Zelândia, com a mudança de fuso horário. Pudemos avaliar como os jogadores reagiram, quantos dias levaram para se sentirem bem e dormirem bem. Essa é uma parte que será difícil e foi algo que o Japão nos trouxe e pudemos testar”, completou o treinador.

Antes do Qualificatório, a Seleção Brasileira se reúne entre os dias 17 e 25 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a I Semana de Treinamentos de 2024.

Confira os resultados do Brasil no Japan Para Championships:

DiaFaseJogo
25/01ClassificaçãoJapão 57 x 32 Brasil
25/01ClassificaçãoAlemanha 57 x 44 Brasil
25/01ClassificaçãoJapão 62 x 34 Brasil
26/01ClassificaçãoAlemanha 53 x 57 Brasil
26/01ClassificaçãoAlemanha 55 x 56 Brasil
27/01ClassificaçãoJapão 50 x 27 Brasil
28/01FINALJapão 55 x 43 Brasil

Confira a lista de atletas convocados e comissão técnica:

ATLETAS
NOMECLASSIFICAÇÃOASSOCIAÇÃO
Gabriel de Souza Simplício0.5AECS – GIGANTES
Gilson Dias Wirzma Junior0.5ASAC – SANTER
Lucas França Couto Junqueira0.5RONINS
Davidson Daniel Oliveira Alves1.5BSB QUAD
Marcílio Nunes Dos Santos2.0ADEACAMP
Rafael Hoffmann2.0Gladiadores
Alexandre Keiji Taniguchi2.5RONINS
Marco Aurélio Rodrigues Siqueira2.5RONINS
Alexandre Vitor Giuriato3.0AECS – GIGANTES
Claudio Portilho Magalhães3.0ADEACAMP
Gabriel Feitosa de Lima3.5ASAC – SANTER
Tássio da Silva Araújo3.5BSB QUAD
COMISSÃO TÉCNICA
NOMEFUNÇÃOASSOCIAÇÃO
Benoit LabrecqueTécnicoABRC
Beatriz Lucena RamosAuxiliar TécnicaCETEFE
Luís Gustavo de Souza PenaAuxiliar TécnicoABRC
Pedro Henrique Vital RosaPreparador FísicoABRC
Alice Dutra CamposMédicaABRC
Caio Mello MoraesÁrbitro InternacionalABRC
Alessandra de Oliveira da SilvaTécnica de EnfermagemBSB QUAD
Luísa Cançado CavalieriFisioterapeutaMQR – MINAS
Elison Vaz da SilvaStaff técnicoGladiadores
José Higino Oliveira SouzaChefe de MissãoABRC
Pular para o conteúdo