Publicado no Diário Oficial da União, 19 de fevereiro, a ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos da Presidência da República, Damares Regina Alves, deu posse aos integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). A Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) foi a entidade eleita para representar a Sociedade Civil das Organizações Nacionais de e para Pessoas com Deficiência na área da deficiência física. A representação da ABRC dentro do CONADE será desempenhada pelo presidente da ABRC, Luiz Claudio Alves Pereira (titular) e Luiz Claudio Pontes da Silva (suplente).

Pontes_Pereira
Segundo Luiz Claudio Pereira, a participação da ABRC no Conade ´é importante porque traz a oportunidade de pautarmos temas e políticas públicas voltadas a este segmento, buscando avanços no movimento e que pode ser o início para outros importantes desdobramentos´, destaca.

Luiz Claudio Pontes, vice-presidente Financeiro da ABRC, relembra que a ABRC é o instrumento formal para o desenvolvimento da modalidade e foi pensada, criada, nas oportunidades para o desenvolvimento humano das pessoas com deficiência mais severas. ´Ela já tinha na sua missão holística lutar pelos direitos dessa importante parcela da sociedade´, comenta.

O Conade foi criado em 1999 para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social.

Confira publicação DOU