3 de março. A partir de 2024, nesta data será celebrado o “Dia do Rugby em Cadeira de Rodas” na cidade do Rio de Janeiro. Este importante marco foi incluído no calendário oficial da capital fluminense por meio da Lei nº 8.173, aprovada em 7 de novembro de 2023, de autoria da vereadora carioca Luciana Novaes.
A data escolhida faz referência a um momento histórico da modalidade no Brasil. Em 3 de março de 2008, foi oficialmente fundada a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), entidade responsável por gerir o esporte no país. A ocasião também marcou a realização do I Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas, que teve uma equipe carioca como campeã, a Rio Quad Rugby.
“A ideia de incluir a data no calendário da cidade é fazer com que a modalidade ganhe uma visibilidade maior. E eu tenho conversado muito sobre isso com as pessoas, que o Rugby CR precisa ter mais visibilidade, até para conseguir atrair recursos. É um marco simbólico muito importante para explorarmos e divulgarmos mais a modalidade”, explicou Estevão Monteiro.
Estevão é educador físico, professor universitário e atua como classificador funcional da ABRC. Ele participou ativamente das tratativas junto à equipe da vereadora Luciana Novaes, responsável pela apresentação do projeto de lei na câmara municipal.
“Fico extremamente feliz pela lei que inclui o dia Rugby em Cadeira de Rodas, que é de minha autoria, no calendário do município”, declarou Luciana. “O esporte é uma ferramenta poderosa, é uma via para a inclusão, autonomia e empoderamento. Valorizar e apoiar a participação de pessoas com deficiência no esporte contribui para uma sociedade mais inclusiva, diversificada e vibrante, onde todos têm a chance de explorar e celebrar suas habilidades, sem estigmas e limitações”, completou a vereadora.
Luciana Novaes é tetraplégica e dependente de ventilação mecânica. Está em seu segundo mandato na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.
Comentários