A Seleção Brasileira de Rugby em cadeira de rodas está reunida no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e recebe três atletas da equipe principal holandesa para uma semana de treinamentos. As atividades começaram no domingo, 9, e vão até sábado, 15.  

Alexandre Giuriato e Gabriel Feitosa pela disputa da bola durante semana de treinamento. Foto: Alessandra Cabral/CPB

Os atletas convidados são Emilio Moes (classe 2.5), Davy Van Den Dop (3.0) e Resul Karabulut (3.5). Do lado do Brasil, participam 16 jogadores  selecionados pelo técnico canadense Benoit Labrecque.  

Um dos atletas holandeses presentes no CT, Davy Van Den Dop, 43, disse que o intercâmbio no Brasil vai proporcionar a ele aprendizado e ritmo de jogo. Ele sofreu uma lesão no ombro no último mês de maio. 

“É muito bom estar no Brasil. As pessoas são muito amigáveis e estão dispostas a ajudar. A Seleção Brasileira é um ótimo time para se jogar contra e o Benoit é um bom treinador. Espero que nossas partidas ajudem na preparação do Brasil e na minha. Estar ao lado de jogadores rápidos e fortes do Brasil me permitirá recuperar a forma”, afirmou Davy, que começou a jogar rúgbi em 2018 e se juntou à seleção holandesa no ano seguinte.

Na semana de treinamento, em maio, a seleção recebeu atleta e técnico uruguaio.

 José Higino, presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABCR), afirmou que o objetivo dos intercâmbios é intensificar os treinamentos, visando uma medalha nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, em novembro, e uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. “Os atletas holandeses vieram para dar uma reforçada no treino, objetivando a conquista de uma medalha no Chile, que seria inédita. Vamos fazer esses intercâmbios para puxar nosso treino para cima e buscar a vaga para Paris”, afirmou.  

O técnico Benoit Labrecque ressaltou a qualidade do jogo apresentado pelos convidados. “São os melhores jogadores da seleção holandesa, uma das equipes que nós deveremos enfrentar no torneio qualificatório para Paris 2024, caso a vaga direta não venha no Parapan”, explicou.  

Confira a lista convocados da Seleção Brasileira:

Gabriel de Souza Simplício 0.5 AECS – GIGANTES
Gilson Dias Wirzma Junior 0.5 ASAC – SANTER
Lucas França Couto Junqueira 0.5 RONINS
Cauê Borges Maia 0.5 RONINS
Raphael Cardozo 1.0 SAÚDE ESPORTE – GLADIADORES
Julierme Augusto de Souza 1.0 MQR – MINAS
Davidson Daniel Oliveira Alves 1.5 BSB QUAD
Rafael Hoffmann 2.0 AECS – GIGANTES
Giuliano de Castro 2.0 ASAC – SANTER
Alexandre Keiji Taniguchi 2.5 RONINS
Daniel da Silva Gonçalves 2.5 ASAC – SANTER
Bruno Damaceno Ferreira 2.5 ADEACAMP
Alexandre Giuriato 3.0 AECS – GIGANTES
Julio Cezar Braz da Rocha 3.5 ASAC – SANTER
Gabriel Feitosa de Lima 3.5 ASAC – SANTER
Thalys Jucá Silva 3.5 AECS/GIGANTES

Patrocínio 
O rúgbi em cadeira de rodas é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.    

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)