A Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas concluiu a II Semana de Treinamento de 2023 apresentando evolução tática da equipe e apontando novos rumos para o técnico Benoit. O encerramento das atividades, na sexta (13/5) foi marcado por uma divertida partida entre colaboradores da ABRC e do CPB.
Essa foi a segunda semana de treinamento de 2023 e o primeiro encontro da seleção com seu técnico, Benoit Labrec, após o Sul-Americano, que consagrou o Brasil campeão. O aprendizado da equipe técnica junto a equipe continua, e “com base nessas experiências e no desenvolvimento individual e conjunto dos atletas, podemos revalidar alguns pontos e incluir mais alguns passos para se chegar no modelo de jogo que considero ideal”, argumenta Benoit.
Os treinos dessa semana foram intensificados com a participação do atleta da Seleção Uruguaia, Agustín Serrano, 30 anos, classificação funcional 3.5. Essa tática de trazer atletas de outros países para intensificar os treinos brasileiros será seguida pelo Benoit por considerar “que o Brasil precisa de mais jogos para evoluir e mais pressão nos treinos”. Seguindo essa diretriz, a próxima semana de treinamento receberá quatro atletas da Holanda, que terminou o campeonato Europeu em 6º lugar.
Rugby em CR uma experencia inesquecível
Por tradição, durante os eventos da seleção brasileira, a ABRC recebe seus apoiadores para uma vivência com os atletas, conhecendo detalhes sobre a modalidade e a adrenalina de uma partida.
A Keeggo é uma empresa parceira do RCR e sempre incentiva o envolvimento de seus colaboradores (keeggers) com a modalidade, estando presente em nossos treinos e na torcida de campeonatos. A keegger, Camila Brito, já é amante de esportes e ficou honrada em poder aprender sobre o rugby com os atletas. “Eu amei cada minuto da experiência. Adorei o contato com o esporte, amo esportes em geral e ter a oportunidade de ver de perto os atletas jogando, saber mais sobre o Rugby em cadeiras de rodas e jogar um pouquinho deixou toda a experiência ainda mais especial”, afirmou Cami que também acredita que é fundamental “que mais pessoas conheçam o esporte e tenham a chance de participar dessa ação, para entender a importância da inclusão e principalmente do reconhecimento do talento dos nossos atletas”.
Outra experiência contagiante, que marcou a conclusão da II Semana de Treinamento, foi o Torneio de entre ABRC e funcionários do CPB, que mesmo em uma sexta a noite, reuniu vários participantes, necessitando a divisão de quatro times com direito a reversas.
Os líderes de equipe foram Lucas Junqueira (atleta da seleção), Antônio Manoel (coordenador de fomento da ABRC), Rafael Yamana (analista da Diretoria de Alto Rendimento do CPB) e Luís Fernando Cavalli (assistente da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB). Venceu a equipe liderada por Yamana, porém, segundo os demais participantes, haverá revanche na próxima semana de treinamento.
Cavalli, que também é atleta de Rugby em CR, confirmou que os jogos foram disputadíssimos, além de muito divertidos. Escutem sua declaração na íntegra sobre essa ação.
Times recebem placar de 40”
Aproveitando os representantes de diversos times, durante a semana de treino, ABRC entregou o placar de 40” aos times: Adecamp, BSB, Gladiadores, IREFES, Minas, MSB, Ronins, Santer e Titans.
A melhoria técnica dos times é uma das metas do Programa Nacional de Rugby em CR. Tendo em vista, que a marcação dos 40” é fundamental em uma partida, “consideramos que é importante o time treinar com a apuração correta do tempo, para o ajuste de suas táticas e, com isso, trazer mais competividade aos torneios”, explica o presidente da ABRC, José Higino, que realizou as entregas.
O Rugby em Cadeira de Rodas é patrocinado pelas Loterias Caixa
Comentários