Na sua fanpage no Facebook, Memória Paralímpica promove o ‘Hall da Fama da Memória Paralímpica Brasileira’ – Edição 2017/2018. Luiz Cláudio Pereira é um dos indicados. Presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, Luiz Claudio foi o primeiro ex-atleta contemplado como Heróis do Paradesporto.
Em 1982 Luiz Cláudio trouxe três medalhas da sua primeira competição internacional: o Parapan, em Halifax, no Canadá. Em seguida, Luiz brilhou nas provas de campo do atletismo nas provas de lançamento de dardo, disco, peso e também no pentatlo, ganhando nove medalhas, sendo seis ouros e três pratas nos Jogos de Stoke Mandeville/1984, Seul/1988 e Barcelona/1992, além de outras medalhas em Mundiais, Parapans, Campeonatos Brasileiros e Regionais. Os Jogos Paralímpicos de Barcelona 1992 tiveram um sabor especial. Depois de 10 anos como atleta, Luiz Cláudio conquistou sua última medalha de ouro, quebrou o recorde mundial, e se aposentou em grande estilo.
O ex-atleta tem em seu currículo também uma trajetória de luta pela qualidade de vida do deficiente. No histórico profissional estão entidades como a Sociedade Amigos do Deficiente (SADEF); a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF); e o cargo de gerente de esporte e assessor da superintendência do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD).
Luiz também atuou para o Movimento das Pessoas com Deficiência na criação e manutenção das ações políticas nos Conselhos Estaduais e Municipais. Em fevereiro de 2009, Luiz Cláudio assumiu o cargo de Vice-presidente Administrativo do Comitê Paralímpico Brasileiro-CPB.
.
Comentários