Perguntas Frequentes

1) Quando e onde surgiu o Rugby em Cadeira de Rodas?

O Rugby em Cadeira de Rodas surgiu em 1977 na cidade de Winnipeg, Canadá, onde quatro amigos, todos eles tetraplégicos, se juntaram para criar um esporte onde eles pudessem ter uma participação efetiva.

2) Quando e como o Rugby em Cadeira de Rodas chegou no Brasil?

O Rugby em Cadeira de Rodas chegou pela primeira vez ao Brasil em 2005, através do World Wheelchair Games – IWAS 2005. Nesse evento o Brasil foi convidado a organizar uma equipe (seleção) para que houvesse um representante nacional na modalidade. Dos jogadores que participaram desse evento, apenas dois eram realmente elegíveis para o esporte.

3) Quando a ABRC foi fundada?

A ABRC foi fundada em 3 de março de 2008, tendo sua sede por vários anos na cidade do Rio de Janeiro.

4) Quando ocorreu o 1º Campeonato Brasileiro de RCR?

O 1º Campeonato Brasileiro de RCR ocorreu em dezembro de 2008, nas dependências da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos, na cidade de Niterói/RJ. Esse campeonato contou com a presença das 3 primeiras equipes de RCR do Brasil, terminando com a seguinte classificação: Rio Quad Rugby Campeão, ADEACAMP vice-campeão e Guerreiros da Inclusão na terceira colocação. Os jogos aconteceram em um único dia, com as equipes jogando entre si.

5) Qual o papel da ABRC?

A ABRC é a entidade máxima da modalidade no Brasil, tendo o papel de gerir, administrar, dirigir, fiscalizar, difundir, incentivar, defender e promover o fomento e o desenvolvimento do RCR em todo o território nacional. A ABRC também tem a função de regular o registro de atletas, árbitros, classificadores funcionais e demais pessoas envolvidas na modalidade e de garantir a participação da Seleção Brasileira em eventos internacionais.

6) Quem organiza internacional o RCR?

Internacionalmente, o RCR é regido pela World Wheelchair Rugby (WWR). Você pode saber mais sobre a WWR através do link https://worldwheelchair.rugby/

7) Como faço para ser um jogador de RCR?

Para você jogar o RCR, você precisa encontrar uma equipe próxima a sua localidade e iniciar os treinos. Caso não haja nenhuma equipe nas proximidades de sua cidade, você tem a opção de formar uma equipe ou um Polo de Desenvolvimento. Para saber quais equipes são filiadas à ABRC, acesse o link INSERIR O LINK DAS EQUIPES FILIADAS. Caso você queira saber mais sobre como iniciar um Polo de Desenvolvimento de RCR, entre em contato através do email [email protected] ou [email protected].

8) O RCR é praticado em que tipo de piso?

O RCR é praticado em uma quadra, de piso rígido de madeira, com as mesmas dimensões de uma quadra oficial de Basquete, onde temos 28 metros de comprimento por 15 metros de largura.

9) Quantos atletas participam do RCR em quadra?

Cada equipe de RCR tem que iniciar uma partida oficial com seus 4 jogadores em quadra. No banco de reservas podem estar mais 8 atletas, totalizando até 12 jogadores por equipe. Em eventos não oficiais, como amistosos, a quantidade de atletas pode variar de acordo com o acordado entre as equipes.

10) E esse tal de Rugby 5? O que é isso?

O Rugby 5 é uma variação do RCR onde temos 5 jogadores de cada equipe em quadra. As regras do Rugby 5 e do RCR são muito parecidas, com pequenas variações, que podem ser encontradas acessando o link INSERIR O LINK DAS REGRAS.

11) Qual o tipo de bola utilizada no RCR?

O RCR utiliza uma bola bem parecida com as bolas de Voleibol. Inclusive, se você estiver iniciando na modalidade, ou sua equipe não tenha uma bola oficial, vocês podem utilizar uma bola oficial de voleibol nos seus treinos.

12) Qualquer pessoa pode jogar o RCR? E participar das competições oficiais?

Qualquer pessoa pode jogar de forma recreativa o RCR mas, para participar de competições oficiais, você deve apresentar um quadro de tetraplegia ou ter as chamadas condições tetra equivalentes, com alterações/deficiências em pelo menos 3 dos 4 membros do seu corpo. Além disso, você precisa passar pelo processo de Classificação Funcional, que irá determinar sua Classificação Esportiva para a modalidade.

13) Quais são as Classes Funcionais do RCR?

São 7 as Classes Funcionais do RCR: 0,5; 1,0; 1,5; 2,0; 2,5; 3,0 e 3,5 pontos. Quanto mais pontos um atleta recebe, maior é sua capacidade funcional em quadra.

14) Onde encontro a lista das equipes filiadas à ABRC?

Você encontra a relação completa das equipes filiadas à ABRC no link INSERIR O LINK DAS EQUIPES FILIADAS.

15) Como posso atuar junto ao RCR se não tenho uma deficiência física que me permita participar das competições oficiais?

Você pode atuar como Árbitro, Mesário, Classificador Funcional, Voluntário ou até mesmo como um membro de alguma equipe. Se você gosta da área da Arbitragem, acesse o link INSERIR O LINK DA ARBITRAGEM. Se você é formado em Fisioterapia, Terapia Ocupacional ou Medicina e tem interesse em se tornar um Classificador Funcional, acesso o link INSERIR O LINK DA CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL. Agora, se você quer apenas ser voluntário e participar pontualmente de um determinado campeonato, entre em contato com a ABRC através do e-mail [email protected].

16) Onde encontro informações sobre as competições e torneios de RCR?

Você encontra mais informações sobre nossas competições acessando o link do Calendário da ABRC https://plataforma.sporti.com.br/org/calendario/abrc ou através do nosso site e nossas Redes Sociais Youtube: https://www.youtube.com/abrcrugby , Facebook: https://www.facebook.com/abrcquadrugbybrasil e Instagram: https://www.instagram.com/abrcquadrugbybrasil/ onde estamos sempre atualizando nossas atividades.

17) Onde encontro as Regras do RCR?

As Regras Oficiais do RCR traduzidas para o português no Brasil podem ser encontradas no site da ABRC (INSERIR O LINK DAS REGRAS EM PORTUGUÊS). Já as regras oficiais, tanto em língua inglesa quanto em língua portuguesa podem ser acessadas através do site da WWR, clicando no link  https://worldwheelchair.rugby/wheelchair-rugby-rules/.

18) Como é o processo de Classificação Funcional do RCR?

O processo de classificação funcional é realizado por uma banca oficial onde será avaliado primeiramente se o atleta está apto para passar pela avaliação devido à seu quadro clínico, se apto ele vai para o que chamamos de banca de classificação em um evento oficial e chancelado.

 

O processo de classificação se dá em 3 partes, sendo elas: 1- Teste de Banco, onde é avaliado força e função muscular; 2- Teste de Funcionalidade onde são avaliados alguns gestos característicos do esporte. Após essas 2 etapas o atleta, se elegível, recebe uma das 7 classes Funcionais e vai para a última etapa, que é a Observação em Quadra. Após a banca confirmar a classe funcional do atleta, que prossegue com essa classe até posterior avaliação.

19) Como posso me tornar um Classificador Funcional de RCR?

Para se tornar um Classificador Funcional do RCR você deve ter graduação ou estar finalizando sua graduação em Fisioterapia, Terapia Ocupacional ou Medicina e participar de alguma Clínica de Classificação realizada pela ABRC.

20) Como posso me tornar um Árbitro/Mesário de RCR?

Para se tornar um Árbitro ou Mesário de RCR você precisa participar de um curso/clínica de formação. Nossas oficinas de capacitação são realizadas em paralelo aos eventos locais, oferecendo não apenas a parte teórica, mas também oportunidades de prática em quadra e vivência com os próprios atletas.

21) Como faço para trabalhar nos eventos promovidos pela ABRC?

Depois de verificar em nosso calendário os eventos de seu interesse, envie um e-mail para [email protected] nos informando da sua intenção. Junto nos envie um breve currículo para que possamos pensar na melhor forma de recebê-lo em nossa família.

22) Como faço para apoiar o RCR?

Para apoiar o RCR basta nos enviar um e-mail para [email protected] e para [email protected] nos informando de sua intenção de ser um apoiador da modalidade. Esse apoio pode ser de várias maneiras, como financeiro, na forma de parcerias, na forma de prestador de serviços voluntários entre outros.

Pular para o conteúdo