Jogos e muito treino marcaram a III Semana de Treinamento da Seleção

Encerrou, no dia 14/07, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, a III Semana de Treinamento da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, que dessa vez contou com atletas da Seleção Holandesa e fechou com a 2ª edição do campeonato entre colaborados da ABRC e CPB.

Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas no Centro de Treinamento Paralímpico de Rugby em Cadeira de Rodas. Foto Isa Luchtenberg

Nessa semana de treinamento, os brasileiros receberam os atletas da seleção Holandesa Emilio Moes (2.5), Davy van den Dop (3.0) e Resul Karabulut (3.5), com objetivo de realizar intensificar os treinos. Ao todo foram 9 jogos durante a semana, além de uma bateria de testes físicos, análise de jogos anteriores e reavaliações de táticas.

Benoit Labrec, técnico da seleção, acredita nesses intercâmbios “como uma grande oportunidade de treinos competitivos com mais jogos durante a semana”. Benoit lembrou que a Holanda será uma das equipes que devemos enfrentar no torneio qualificatório para Paris 2024 caso a vaga direta não venha no Parapan. “O nosso time está crescendo rápido. Agradeço aos atletas holandeses pelos treinos. Foram um ótimo indicador de como está o nosso nível e como podemos melhorar para as próximas atividades”, concluí Benoit. 

O holandês Davy van den Dop em disputa com atletas brasileiros. Foto Isa Luchtenberg

O atleta holandês, Davy van den Dop, 34 anos, começou a jogar em 2018 e entrou no time nacional em 2019. “Foi ótimo estar no Brasil, as pessoas são muito receptivas e amigáveis. Tivemos bons jogos com o time do Brasil e espero ter ajudado o time brasileiro na sua preparação. Bom também jogar com os atletas 3.5 e retomar minha forma física”, declarou Davy, que no último europeu jogou pouco por consequência de uma lesão no ombro.

Durante a semana, a ABRC – Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas recebeu a equipe da Keeggo que firmou a renovação do contrato de patrocínio.

Torneio entre colaboradores ainda mais competitivo

A segunda edição do Torneio entre ABRC X CPB fez tanto sucesso como a primeira. Foram 4 times com reserva permitindo a todos a vivência da modalidade. Alguns “atletas novos” e outros que tiveram a experiência da vivência anterior e aguardavam a revanche.  

Caroline Oliveira, auxiliar na Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, está na sua segunda participação e aguarda as próximas edições.

“A primeira vez que pude ter a vivência no Rugby foi em maio deste ano, o Rafael Yamana e o Luis Cavalli convidaram a minha equipe do departamento. A princípio seria só uma vivência, mas assim que cheguei na quadra descobri que seria um jogo mesmo e foi ótimo! Gostei tanto que fiquei ansiosa para os próximos jogos. Todos que participaram gostaram muito!”, compartilhou Carol sobre sua experiência e completou “equipe que venceu foi a equipe “Inimigos do Cavalli”, a qual eu estava integrando. Existe uma brincadeira interna entre o Rafa e o Luis por isso o nome do time”.

Colaboradores do CPB e ABRC durante a vivência da modalidade. Foto Isa Luchtenberg

O Rugby em Cadeira de Rodas é patrocinado pelas Loterias Caixa