Seleções A e de Desenvolvimento encerram II Semana de Treinamento

A ABRC encerrou na última sexta (16/06) a II Semana de Treinamento das Seleções A e de Desenvolvimento. A atividade reuniu 24 atletas das principais equipes de rugby em cadeira de rodas do Brasil nas instalações esportivas da ANDEF, em Niterói/RJ. A ação desenvolvida teve por objetivo capacitar a equipe principal para o Parapan-Americano no Paraguai, no mês de setembro, e treinar novos atletas e talentos da modalidade. Segundo Luiz Claudio Pereira, presidente da ABRC, o trabalho que está sendo feito é pensando no futuro, o desenvolvimento da modalidade no Brasil. Com a equipe principal, os confrontos no Paraguai. “Esse trabalho que está sendo feito com nossos atletas principais é mais uma atividade para que eles se treinem e estejam preparados para o Parapan. A semana envolveu muitas horas de treino”, disse.

foto_2Sem_04

Para a técnica da Seleção, Ana Ramkrapes, a Semana foi uma grande oportunidade para os atletas, além disso, ela destaca que a atividade vem somar para o crescimento e solidificação da equipe. “A evolução do grupo, tanto no quesito técnico-tático quanto na convivência interpessoal é visível entre os técnicos e os próprios atletas. Montamos um planejamento de progressão tática, que muitas vezes não tem a necessidade de ser abordados em treinos específicos, já que são ações que estão se automatizando e desenvolvendo nos atletas, puramente pela melhora nas leituras de situações de jogo. Essa rápida evolução com certeza dá-se pela ausência de ‘ego’ entre os integrantes do grupo, onde um está buscando ajudar o outro, algo que vem sendo comentado pelos próprios em nossas reuniões”, esclarece a técnica. E completa que “nesse sentido, a equipe técnica já percebeu que pode exigir mais dos atletas para a próxima Semana de Treinamento, em agosto, que visa o Para-Anamericano, mantendo o novo modelo de três treinos em quadra e um treino de estudo por dia, estudando nossos pontos fortes e fracos, as equipes que iremos enfrentar e principalmente avaliando nossa atuação com os possíveis convidados que estarão presentes nessa Semana de Treinamento. As perspectivas são extremamente otimistas entre atletas e equipe técnica”, esclarece Ramkrapes.

foto_2Sem_07

Na equipe de Desenvolvimento da Seleção, o técnico Luis Gustavo Pena, a semana foi produtiva. “Foram revistos e aprofundados os conceitos ofensivos e defensivos trabalhados na I Semana buscando a especificidade do jogo. Foram trabalhadas situações de jogo mais próximas à realidade competitiva. Houve uma maior compreensão da aplicação dos conceitos e das situações de jogo trabalhadas. As sessões de treino foram realizadas com grande intensidade. Após a observação do desempenho dos atletas no Campeonato Brasileiro o trabalho de desenvolvimento dos atletas será continuado no segundo semestre”, destacou o técnico.

foto_2Sem_05
foto_2Sem_02
foto_2Sem_09
foto_2Sem_08