ABRC participa da Assembleia Geral da IWRF

O presidente da ABRC Luiz Claudio Pereira representou o Brasil durante a Assembleia Geral da Federação Internacional de Rugby em Cadeira Rodas, a IWRF. O evento que acontece a cada dois anos, foi realizado durante os dias 12 a 15 de novembro, na cidade Frankfurt, na Alemanha. Com 22 representantes dos 29 membros filiados e um total de 60 delegados presentes, a IWRF anotou a melhor participação em qualquer de seus eventos de todos os tempos. Pereira foi acompanhado pelo ex-presidente da ABRC, Matias Costa, que agora vive na Áustria.

Um dos dois principais pontos em pauta foi a mudança do sistema qualificatório para o Campeonato Mundial de 2018. Até este momento as vagas da principal competição da modalidade eram distribuídas de uma maneira que seis vagas eram para as equipes vencedoras dos campeonatos regionais (Pan, Europeu e Asiático), uma para o país anfitrião, uma para o atual campeão mundial e as restantes, 8 vagas, eram distribuídas para os países com colocações mais altas no ranking mundial.

assembleia_01

Na foto (direita a esquerda, em pé: Matias Costa, o tradutor da Russia Sergei Astow, Eron Main (Secretário Geral da IWRF), Tatiana Nechay (RUS) – sentado: Jens Sauerbier (representante do Conselho de Atletas), Juan Foa presidente das Américas, Luiz Claudio Pereira, presidente da ABRC, e John Bishop, presidente da IWRF

A grande mudança acontecerá agora, pois pela primeira na historia do desporto não haverá uma qualificação através da posição dos países no ranking mundial. As equipes que conseguirem vaga direta terão que disputar um torneio qualificatório (provavelmente em marco de 2018, em local a ser definido). A distribuição das vagas para este evento será da seguinte maneira: duas para cada região, junto com o país sede e uma para a equipe melhor colocada no ranking. Os diretores ficaram radiantes com essa notícia. “Com essa mudança o Brasil passa há ter um boa chance de pela primeira vez, em sua jovem história, de se classificar para um Campeonato Mundial!”, destacou confiante o presidente Luiz Claudio.

Outras novidades apresentadas foram a tentativa de implementação de um novo Sistema de ranqueamento para as equipes. A ordem das equipes passará ser definida através de um sistema de contagem de pontos e não apenas pelo resultado direto em competições. 2017 será uma fase de teste, o novo modelo deverá ser válido, quase testado com sucesso, a partir de 2018.

Também no programa esteve a eleição da diretoria bi-anual. A atual tesoureira Cathy Cadieux, do Canadá, foi reeleita como tesoureira, enquanto Richard Alcroft, da Inglaterra, e Gary Pate, dos EUA, foram eleitos como membros da diretoria até 2018, quando se elegerá toda diretoria novamente.

assembleia_02

Representantes sul-americanos presentes na Assembleia da IWRF – Argentina, Chile, Brasil e Colômbia

A ABRC deseja muito sucesso aos novos diretores e parabeniza a IWRF pela excelente conduta na gestão e fomento da modalidade nos últimos anos e propostas aprovadas durante a Assembleia Geral.

assembleia_03

Texto e imagens: Matias Costa