Conheça o Lobos Vermelhos, time brasiliense de rugby em cadeiras de rodas

Formado há somente três anos, o time tem se destacado por seu progresso contínuo

lobos-1

Superação e garra. Essas são as qualidades que melhor definem a equipe brasiliense de rugby em cadeiras de rodas, mais conhecida como “Cetefe Lobos”. O time, que no momento tem como seu maior objetivo chegar à primeira divisão do Campeonato Brasileiro no ano que vem, também tem como foco entrar para a história desse esporte no Brasil, garantindo que, futuramente, os atletas possam estar até mesmo em jogos como os que acontecerão nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro.

O time, que costuma treinar sete horas por semana, nasceu de um projeto na cidade de Brasília, em parceria com a Associação Esportiva e Cultural Brasília Quad Rugby – BSB Quad e o Centro de Treinamento de Educação Física Especial – Cetefe, instituição que proporciona condições para prática de esportes para pessoas com deficiência.

Ver treinos, desse esporte tão popular em outros países, acontecer também na região central de Brasília era desejo antigo do atleta paralímpico José Higino. Com apoio do profissional de educação física David Lobato Borges, do professor Ulisses Araújo através do Cetefe e de Paulo Higino, seu irmão, os primeiros treinos da equipe que ainda se formava, tiveram início em 2013.

lobos-3

Murilo Lima, atleta da equipe desde seu início destaca a importância da prática do esporte, principalmente em relação ao ganho em qualidade de vida. “O rugby vindo à Brasília possibilitou vários atletas a estarem presentes conosco, o time aumentou. A qualidade de vida da gente é excepcional depois que a gente pratica um esporte de alto rendimento igual ao Rugby”, destaca.

Um dos técnicos da equipe, David Lobato, destaca o caráter inclusivo do grupo. “Além do lado esportivo, de montar um time bacana e melhorar a qualidade das equipes nos campeonatos, a gente vê o lado social também, pois muitos atletas são recém-saídos da reabilitação hospitalar e encontram um grupo amigável e disposto a trabalhar de um jeito sem preconceitos e inclusivo”, afirma o técnico.

lobos-2

Rugby no Cerrado
A primeira participação em uma competição aconteceu em abril de 2014 no 3° Aberto de Brasília. Os atletas iniciantes formaram uma segunda equipe do time BSB Quad. Ao final da competição, eles acumularam muita experiência e acabaram conquistando o 4º lugar.

Posteriormente, alguns atletas que treinavam nessa equipe participaram de competições com o BSB Quad em 2014 e 2015, o que permitiu o ganho de mais experiência e preparo para novas competições. Foi quando, em fevereiro de 2015, a equipe decidiu formar um time independente e elegeu o Lobo Guará, animal veloz e destemido, comum na região Centro-Oeste, como o rosto da equipe. Nessa mesma ocasião o grupo, apoiado pelo Cetefe, filiou-se à ABRC.

Ainda no ano passado o grupo participou do 4º Campeonato Brasileiro, em Guaratuba, no Paraná, jogando na segunda divisão. Os resultados foram melhores que o esperado e o grupo conquistou, nessa ocasião, o 3º lugar. Daí por diante, as conquistas foram cada vez maiores. Em 2016, o time foi campeão da segunda divisão da 2ª Copa Bebedouro (SP) e, demonstrando seu progresso, foi vice-campeão na segunda divisão do 5º Campeonato Brasileiro (ES).

De olho em todas as possibilidades do futuro o grupo tem se inspirado nesse momento especial do esporte brasileiro para continuar treinando e competindo em busca de melhora contínua.
Saiba mais e acompanhe as notícias do time em www.cetefelobos.com.br.

lobos-4