Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas inicia preparação para Evento-Teste

Os atletas da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas começaram neste domingo (10 de janeiro) a primeira semana de treinamento da pré-temporada. A atividade acontece em tempo integral  nas instalações da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) e prepara a equipe para o Evento-Teste dos Jogos Paralímpicos, de 26 a 28 de fevereiro, na Arena Carioca 1, Rio de Janeiro.

De acordo com o treinador da Seleção Brasileira, Rafael Botelho Gouveia, nesta primeira etapa de pré-temporada o objetivo é dar condicionamento físico aos jogadores e entrosamento. “Nesse primeiro momento estamos priorizando a parte física e a partir de janeiro vamos intensificar os trabalhos”. O treinador destacou ainda que ainda haverá uma semana de treinamento antes do evento-teste. “Provavelmente será na semana do Evento-Teste. Faremos um último treino e iremos direto para competição”, comentou o Técnico.

Para o Auxiliar-Técnico, Luís Gustavo Pena, “este está sendo um momento importante de contato dos atletas novos com os mais experientes. Grande parte desse grupo estava no Parapan em Toronto e a presença de novos atletas aumenta o nível técnico da seleção. A partir disso, é possível trabalhar novas formações e diferentes sistemas táticos”, disse Luís Pena.

No evento-teste as instalações da Arena Carioca terão suas áreas de competição e o sistema de resultados avaliados, além de treinar as equipes que estarão nas instalações durante os Jogos. A Seleção irá enfrentar as equipes da Austrália, Canadá e Reino Unido.

Segundo o presidente da ABRC, Luiz Claudio Pereira, a instituição começou 2016 com muita determinação e propostas diferenciadas de atividades e ações visando as Paralímpiadas. “Teremos várias semanas de treinamento da Seleção, buscando o aprimoramento técnico e tático da equipe. Também, a partir de fevereiro daremos início ao projeto da equipe base ou equipe B da Seleção Brasileira que atuará em um formato diferenciado, mas também com a proposta de revelar e formar futuros atletas que estão na seleção principal”, enfatizou o presidente.